quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cine lançamento

.
5x favela – Agora por nós mesmos

Cinco histórias diferentes retratam o dia-a-dia de moradores dos morros cariocas. Tráfico de drogas, execuções sumárias, malandragens infantis e sonhos compartilhados se entrelaçam pelas ruas do Rio de Janeiro.

Visão atualizada de “Cinco vezes favela” (1962), bom filme da safra inicial do Cinema Novo, que reunia cinco histórias escritas e dirigidas por jovens cineastas engajados da época – Cacá Diegues, Leon Hirszman, Miguel Borges, Joaquim Pedro de Andrade e Marcos Farias. Mais tênue e menos político que o anterior (que, diga-se de passagem, trazia histórias tristes, pra baixo), o novo “Favela” virou sensação em Cannes, indicado a diversos prêmios em mais de 20 festivais de cinema nacionais e internacionais.
Traz cinco histórias independentes umas das outras, rodadas por um grupo de jovens amadores, vindos de comunidades carentes do Rio, após participarem de oficinas de roteiro promovidas por renomados diretores e roteiristas brasileiros, como Daniel Filho e Nelson Pereira dos Santos. Estes prepararam rapazes e moças com talento para o cinema e os incentivaram a rodar, em locações próprias das favelas onde vivem, pequenos curtas bolados por eles mesmos. O resultado: um filme peculiar, narrado com leveza (quatro das histórias são divertidas e originais, apenas uma é mais visceral e que pode causar impacto), que gera um rápido panorama da realidade das comunidades nos morros cariocas. Pessoas simples enfrentando milícia, convivendo com a tensão que impera na cidade, e como driblam os problemas diários para tocar a vida e serem felizes.
Acaba sendo uma ficção com fundo de documentário, com indivíduos reais assumindo seus verdadeiros personagens. Um trabalho importante que deve ser conhecido pelo público, que deu certo graças a um projeto independente, sem fins lucrativos, desenvolvido por antigos cineastas brasileiros voltados a causas sociais.
No filme, participação especial de Ruy Guerra, Hugo Carvana, Zózimo Bulbul, Edyr de Castro e Flávio Bauraqui. Confiram! Por Felipe Brida

Título original: 5x favela – Agora por nós mesmos
País/Ano: Brasil, 2010
Elenco: Silvio Guindane, Dandara Guerra, Jayme del Cueto, Gregorio Duvivier, e artistas amadores
Direção: Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra e Manaíra Carneiro
Gênero: Drama
Duração: 96 min.
Distribuição: Sony Pictures
Site oficial: http://www.5xfavela.com.br/

Nenhum comentário: