quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cine lançamento

.
O desafio de Darwin

Em 1858, o cientista britânico Charles Darwin (Henry Ian Cusick) batalha para publicar uma dos estudos mais controversos da História da Ciência, “A origem das espécies”. Ao mesmo tempo, enfrenta uma tragédia familiar ao lado da esposa, Emma (Frances O’Connor).

A distribuidora Paramount Pictures acerta em cheio ao lançar, no Brasil, essa modesta biografia de Charles Darwin (1809-1882), feita originalmente para a TV. Na realidade, esse telefilme, com uma hora e quarenta de duração, é a abertura da 37ª temporada do antigo seriado “Nova”, mantido pela National Geographic desde o final dos anos 70. Totalmente desconhecido por aqui, o drama agora pode ser visto em boa cópia e versão integral.
A produção tem cara de filme europeu (de arte), com figurinos que recriam o século XIX com exatidão, além do roteiro bastante didático – superior à “Criação” (2009), de Jon Amiel, que trata o mesmo tema: as viagens de Darwin pelo mundo afora (como Ilha de Galápagos e a costa sul brasileira) atrás da variedade de espécies de animais e seus primeiros escritos sobre a evolução animal. As pesquisas do naturalista resultaram no livro mais importante da ciência moderna, exatamente a teoria da evolução das espécies animais, que vem com os métodos empíricos da Seleção Natural e a preservação das raças mais fortes.
No auge do trabalho como pesquisador, Darwin entra em uma profunda crise quando uma tragédia abala a esposa e os filhos, colocando em cheque todas as suas conquistas até então.
Tratado com seriedade, esse sensível drama biográfico pode agora, em DVD, ser descoberto pelo público interessado. Como telefilme, é bem produzido, tudo graças ao aprofundado trabalho de pesquisa que a National Geographic desenvolve há décadas – por isso é líder no mercado, especializada em documentários para TV. Conheçam. Por Felipe Brida

Título original: Darwin’s darkest hour
País/Ano: EUA, 2009
Elenco: Henry Ian Cusick, Frances O’Connor
Direção: John Bradshaw
Gênero: Drama
Duração: 102 min.
Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: