quarta-feira, 28 de abril de 2010

Viva nostalgia!

.
As pontes de Toko-Ri

Em 1952, durante a Guerra da Coréia, o tenente-aviador Harry Brubaker (William Holden) se prepara para cumprir a arriscada missão de destruir as pontes de Toko-Ri. O plano coloca em risco a vida do piloto, assim como o da esposa Nancy (Grace Kelly) e de seus filhos.

Baseado no romance de James A. Michener (o mesmo autor de “Sayonara”), esse drama de guerra tem como pano de fundo a Guerra da Coréia, infelizmente pouco citada no filme, que por sinal é arrastado. Na trama, em tom de fita romântica da década de 50, há conflitos paralelos perdidos, alongando-se demais em mostrar a preparação dos aviadores que vão lutar na guerra.
O galã William Holden e a bela Grace Kelly formam o par central. Ele, como o aviador com a missão de destruir as pontes do título; já ela tem quase nada a fazer como a esposa amorosa, aparecendo alguns minutos no filme. Grace tem papel ingrato, que não está à altura de seu potencial; vale lembrar que ela foi uma das lendas do cinema – um ano depois, em 1956, se casaria com Rainier III, príncipe-soberano de Mônaco. Morreu prematuramente em 1982, aos 52 anos, em um acidente de carro em Monte Carlo.
O restante do elenco também fica acorrentado, sem muita chance – como Fredric March, Mickey Rooney e Robert Strauss.
Somente na parte final dá uma guinada e vira aventura, com a sequência do bombardeio das pontes, todo filmado em maquetes, e a conseqüente perseguição do soldado norte-americano em território coreano.
Vencedor do Oscar de efeitos visuais e indicado na categoria de melhor edição em 1956, “As pontes de Toko-ri” é um pequeno e imemorável drama de guerra, disponível em DVD pela Paramount Pictures. Por Felipe Brida

Título original: The bridges at Toko-Ri
País/Ano: EUA, 1954
Elenco: William Holden, Grace Kelly, Fredric March, Mickey Rooney, Robert Strauss, Charles McGraw, Keiko Awaji
Direção: Mark Robson
Gênero: Drama/Guerra
Duração: 103 min
Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: