quarta-feira, 14 de abril de 2010

Viva nostalgia!

.
A casa dos maus espíritos

Proprietário de uma mansão no alto de uma colina, o milionário Frederick Loren (Vincent Price) convida cinco pessoas para uma festa na misteriosa casa. O anfitrião lança um jogo aos participantes: se sobreviverem a uma série de fatos assombrosos, cada um receberá 10 mil dólares. Quando as portas se trancarem à meia-noite, alguém sairá vivo dessa macabra experiência?

Um dos bons clássicos de terror da década de 50, dirigido pelo mestre do susto William Castle e protagonizado por um dos nomes mais importantes do gênero, Vincent Price. Bastante original para a época, “A casa dos maus espíritos” abriu uma vertente de filmes sobre mansões mal-assombradas e pessoas afligidas por espíritos malignos.
Assim como todas as fitas de horror de antigamente, ficou datado quanto às técnicas de montagem e efeitos visuais, como a aparição de esqueletos movidos a cordas e os gritos de terror soltos por mulheres desesperadas! Há momentos tensos, com criaturas que dão sustos, dentre elas a aparição da velha vestida de preto que percorre os quartos dos hóspedes. Uma preciosidade, agora disponível em DVD pela NBO, que lançou o filme em duas versões no mesmo disco: a restaurada em PB e uma colorizada digitalmente, e de quebra uma em MP4. Apenas cuidado com as cópias ruins encontradas no mercado, já que o filme caiu em domínio público.
Curiosidade: o filme teve uma refilmagem desnecessária em 1999, “A casa da colina”, que aproveita o mesmo gancho do original (e recentemente uma continuação ainda pior, “De volta à casa da colina”). Por Felipe Brida

Título original: House on haunted hill
País/Ano: EUA, 1959
Elenco: Vincent Price, Elisha Cook Jr., Carol Ohmart, Richard Long.
Direção: William Castle
Gênero: Terror
Duração: 75 min
Distribuidora: NBO Editora

Nenhum comentário: