domingo, 18 de abril de 2010

Cine Lançamento

.
Sempre ao seu lado
.
Professor universitário, Parker Wilson (Richard Gere) adota um cachorro da raça Akita, perdido em uma estação de trem. Em seu novo lar, o animal contagia o ambiente, demonstrando fidelidade e carinho pelo seu dono.

Excelente refilmagem de uma fita japonesa de 1988, “Hachikô Monogatari”, inédita no Brasil, cuja história real permanece nesse novo trabalho do premiado diretor sueco Lasse Hallström. O cão Hachiko e o professor existiram de verdade, no Japão dos anos 20, e aqui o relacionamento dos dois é transposto para uma cidade do interior dos Estados Unidos (as terminologias e concepções japonesas fariam mais sentido se a história fosse na Ásia). A estreita relação entre eles é o grande mote do poético filme, que procura confirmar quão fiel os cachorros são para com seus donos.
A câmera acompanha a perspectiva do animal (as cenas acinzentadas remetem à visão do canino) num método intimista de narrativa, dando brechas para o pensamento do animal, suas aflições e alegrias. Tudo muito bem conduzido, com precisão de diálogos.
A reviravolta na metade da fita (não deixem que contem o final) emociona e faz chorar. De arrancar lágrimas mesmo.
O ainda galã Richard Gere, um sessentão com cara de quarentão, diverte-se no papel do professor que divide o amor da família com o novo membro da casa. O filme também só dá certo pela forte presença de uma trilha sonora tocante de Jan A.P. Kaczmarek, grande compositor polonês já vencedor do Oscar. A música principal é realmente muito bonita.
Confiram esse singelo filme sobre lealdade, uma ótima dica para reunir toda a família. E não se esqueçam de reservar uma caixa de lenços! Por Felipe Brida

Título original: Hachiko – A dog’s story
País/Ano: EUA/Inglaterra, 2009
Elenco: Richard Gere, Joan Allen, Jason Alexander, Cary-Hiroyuki Tagawa, Sarah Roemer, Erick Avari
Direção: Lasse Hallström
Gênero: Drama
Duração: 93 min
Distribuição: Imagem Filmes

Nenhum comentário: