sexta-feira, 1 de maio de 2009

Especiais sobre cinema


Lançamentos em DVD

Fique de olho nos lançamentos em DVD para curtir o final de semana, que já vêm com um brinde antecipado, o feriado do “Dia do Trabalho”.
Chega nas locadoras o drama “Feliz Natal”, primeiro longa dirigido por Selton Mello. Premiado em festivais de cinema de todo o País, dentre eles três prêmios no Festival de Paulínia e nove troféus no Festcine Goiânia, “Feliz Natal” é um dramático painel sobre desestruturação e tragédia familiar. Conta a história de Caio, um homem de 40 anos que, no dia de Natal, retorna à casa dos pais após vários anos longe da família. Lá reencontra o pai, que não aceita a sua volta, o irmão Téo, que enfrenta uma crise conjugal, e a mãe, Mércia, alcoólatra e perturbada. A presença de Caio altera a vida de todos os membros da família, provocando comportamentos extremos, como ódio e reconciliação. No elenco, Leonardo Medeiros, Darlene Glória, Lúcio Mauro e Paulo Guarnieri.
E também tem o western “Appaloosa – Uma cidade sem lei”. Conta a história de dois justiceiros que, contratados para protegerem uma cidade, confrontam-se com o fazendeiro local. Enquanto trabalham juntos, a paixão pela mesma mulher tornará rivais os dois amigos. A produção conta com um elenco de peso, dentre eles Ed Harris, Renée Zellwegger, Viggo Mortensen e Jeremy Irons.


Trapalhões e futebol

A Europa Filmes lança nesse mês, na coleção “Os trapalhões”, dois filmes com o notório quarteto formado por Renato Aragão, o Didi, Dedé Santana, Mussum e Zacarias. São eles “O incrível monstro trapalhão” (1981) e “Os trapalhões e o rei do futebol” (1986), que conta com a participação de Pelé.
E na mesma linha lança a comédia ““Aladim e a lâmpada maravilhosa” (1974), fita do início da carreira de Renato Aragão com o companheiro Dedé Santana, antes de formarem “Os trapalhões”. Todos os DVDs vêm acompanhados da versão em MP4.
E por falar em Pelé, sai pela Europa Filmes “O mundo a seus pés” (2006), documentário sobre o surgimento de um dos maiores times norte-americanos, o Cosmos, que teve o “Rei do Futebol” como o seu maior jogador.


Seriados

Para os fãs de seriados chegam novas temporadas em DVD. Tem a sétima e penúltima temporada da popular comédia “Will & Grace”, a segunda da série policial “Lei & Ordem – Crimes premeditados”, a quinta dos amigos cirurgiões plásticos “Nip/Tuck” e ainda, em edição remasterizada, a primeira de “Jornada nas estrelas – A série clássica”, ficção científica sucesso de público nos anos 60.


Cinema Brasileiro em Paris

Produções cinematográficas brasileiras representam o País em mais um festival no exterior. O “XI Festival do Cinema Brasileiro em Paris” teve início na última quarta-feira, dia 29, e se estende até o dia 12 de maio com uma diversidade de filmes e eventos em sua programação. 30 longas-metragens serão exibidos em sessões para o público. Na competição oficial oito produções disputam o prêmio de melhor filme. São elas: “Os desafinados”, “Feliz Natal”, “Chega de saudade”, “Meu nome não é Johnny”, “Verônica”, “Todo mundo tem problemas sexuais”, “Se nada mais der certo” e “Um romance de geração”. Outros 13 documentários, muitos deles inéditos no Brasil, são exibidos em salas especiais de cinema. Ainda haverá uma retrospectiva de filmes em homenagem à Bossa Nova, com a exibição de quatro produções – “Palavra (En) cantada”, “Vinícius”, “Coisa mais linda” e “A casa de Tom”.
Além dos filmes, o Festival abre oficinas e workshops de produção de roteiros e palestras sobre o cinema brasileiro contemporâneo.

(*) Coluna "Arte em Foco", do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva, edição do dia 01/05/2009. Crédito para as fotos: Divulgação.

Nenhum comentário: