sexta-feira, 29 de maio de 2009

Especiais sobre cinema


Lançamentos em DVD



Felipe Brida

Em DVD, dois filmes de drama chegam às locadoras nessa semana.
O lutador conta a história do lutador de wrestler Randy “Carneiro” Robinson (Mickey Rourke) que, após sofrer um infarto e ser submetido a uma cirurgia cardíaca, afasta-se dos ringues. Solitário, nutre paixões pela stripper Cassidy (Marisa Tomei) e tenta se reconciliar com a filha problemática. Trabalhando em um mercado local, Randy não desiste de um dia voltar às violentas lutas que tanto o consagraram. Violento e por vezes melancólico, o filme, dirigido por Darren Aronofsky, recebeu duas indicações ao Oscar esse ano, nas categorias ator (Rourke) e atriz coadjuvante (Tomei). Ainda foi premiado no Festival de Veneza e no Globo de Ouro. É um retorno interessante do ator freaky Mickey Rourke ao cinema. Para quem não sabe, o personagem de Randy tem ligação com a trajetória de Rourke: o ator, por ter sido lutador profissional de luta livre nos anos 90, teve sérias lesões faciais. Submetido a inúmeras plásticas de reparação, seu rosto está tão deformado que parece efeitos de maquiagem.
Outro lançamento da semana é a fita inglesa Quando você viu seu pai pela última vez?. O escritor Blake Morrison (Colin Firth) nunca teve boa relação com o pai, o médico Arthur Morrison (Jim Broadbent), pessoa de temperamento difícil. Quando descobre que o pai está com uma doença terminal, passa a cuidar dele. Nessa nova vida, Blake terá de enfrentar os fantasmas do passado. Bem produzido, este drama singelo traz uma história singular e mensagem positiva sobre reconciliação. Vale uma sessão!


Músicas em DVD

A Biscoito Fino lança esse mês dois DVDs especiais de música. No primeiro deles o compositor e violonista carioca Guinga se junta ao clarinetista Paulo Sérgio Santos em gravação inédita do disco intitulado “Saudade do Cordão”. A parceria evoca músicas de marcha-rancho, gravadas em estúdio. Disponível também em CD.
A outra novidade é o DVD “Ivan Lins”, pela coleção MPB Especial. Gravado em 1974 na TV Cultura, o cantor e compositor, no início da carreira, fala sobre a musicalidade no Brasil, conta fatos curiosos e pessoais e ainda dá palhinhas com o seu cantar.
E também nesse mês a Universal Music lança o novo trabalho de Jair Rodrigues, “Jair – Festa para um rei negro”, em comemoração aos 70 anos de vida e 50 de carreira do famoso cantor negro. O show, gravado esse ano, traz a participação de Alcione, Pelé, Simoninha, Jorge Aragão e outros. Encomende o seu nas melhores lojas de DVD e música.


Coleção Joaquim Pedro de Andrade

O cineasta brasileiro Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988; foto) ganha uma coleção superespecial pela Videofilmes. A obra completa do diretor sai em DVD; ao todo são seis longas e oito curtas-metragens. “Garrincha – Alegria do povo” (1963), “O padre e a moça” (1965), “Macunaíma” (1969), “Os inconfidentes” (1972), “Guerra conjugal” (1975) e “O homem do pau Brasil” (1981) são os filmes que compõe a caixa, todos eles com material extra, como documentários e entrevistas, e um material impresso. De humor rascante e compenetrado nas raízes da cultura brasileira, Andrade foi um dos nomes de destaque do cinema nacional. Casado com a atriz Cristina Aché, morreu aos 56 anos vítima de um câncer de pulmão. As obras do diretor também podem ser adquiridas separadamente e estão disponíveis nas melhores lojas especializadas em DVD.


A justiceira Malu Mader

Sucesso de público em 1997, a microssérie policial “A justiceira” chega em DVD com seus 12 capítulos, exibidos pela Rede Globo. Na pele da agente policial Diana, Malu Mader encarna uma mulher determinada a resgatar seu filho pequeno, seqüestrado por uma quadrilha de perigosos bandidos. Com a ajuda de quatro policiais integrantes de uma organização internacional, ela terá de, ao mesmo tempo, combater o crime. A série vem em três DVDs, distribuída pela Som Livre.
Outro lançamento da semana são os melhores episódios do especial “Casos e acasos”, compilados em um DVD. O programa, exibido às quintas-feiras pela Globo em 2008, traz, a cada episódio, três histórias diferentes que acabam se cruzando em um final surpreendente. Fique de olho!


(*) Coluna "Arte em Foco", do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva, edição do dia 29/05/2009. Crédito para as fotos: Divulgação.

Nenhum comentário: