sexta-feira, 22 de maio de 2009

Especiais sobre cinema


Lançamentos em DVD


Felipe Brida

Uma variedade de filmes chega às locadores para esquentar o final de semana.
Bem recebido nas bilheterias brasileiras, o drama Sete vidas mostra a estranha trajetória de funcionário da Receita Federal Ben Thomas (Will Smith), jovem decidido a ajudar sete pessoas desconhecidas, cuja intenção é a de mudar a vida delas. Construído em torno de uma mensagem de otimismo e perseverança, o filme demora a começar, é simples e não desagrada, graças ao trabalho de Smith, que esbanja talento em dramas. Esta é a segunda parceira do ator com o diretor Gabriele Muccino, de “À procura da felicidade”.
A Europa Filmes lança em edição especial em DVD duplo o premiado filme brasileiro Estômago. Divertido e inteligente, o filme é a história de Raimundo Nonato (João Miguel), homem simples que sai do Nordeste para tentar a vida em São Paulo. Cozinheiro em um boteco, tem bons dotes culinários. Por causa dessa especialidade, é convidado para atuar na cozinha de um notório restaurante italiano. Após um caso com uma prostituta, Nonato vai preso acusado de um crime sem precedentes.
Drama com tom de humor negro, a fita é toda contada em flashbacks. Altamente recomendado!
E pela Europa saem também dois filmes europeus, que chegam com atraso no Brasil. Na comédia canadense, em língua francesa, Instintos primitivos, três amigos encaram o tema da paternidade. Um deles acabou de ser pai; o outro terá um filho em breve; e o último, morre só de pensar em se casar. Poderão eles viver sem enfrentar a realidade?
E por fim tem a fita francesa Quilômetro zero, a história de um soldado curdo que tem de escoltar o corpo de um homem morto na guerra do Iraque. Em meio a uma viagem cheia de surpresas, o soldado estará próximo aos maus tratos de Saddam Hussein contra os povos curdos. Boa sessão!

O censurado Pasolini e o épico de Bertolucci

Aos fãs de cinema de arte europeu aqui vão os lançamentos da semana. Obra-prima de Bernardo Bertolucci, 1900 é um épico de drama e guerra lançado em 1976, que faz uma retrospectiva da Itália nas quatro primeiras décadas do século XX. Os momentos históricos são vividos por dois amigos de classes sociais diferentes: Olmo (Gérard Depardieu), filho de camponeses, e Alfredo (Robert De Niro), herdeiro de uma família de latifundiários. A boa notícia é que o filme sai em versão integral nunca antes exibido no Brasil; são dois DVDs, totalizando cinco horas e meia de duração! Parabéns à distribuidora Cinemax pelo trabalho.
E também pela Cinemax é lançado Salò ou Os 120 dias de Sodoma (1975), um dos projetos mais desconfortantes e estranhos do cinema, dirigido com selvageria pelo polêmico cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Em um palácio na província de Saló controlada pelos nazistas em 1944, quatro magnatas reúnem um grupo de jovens que serão submetidos a torturas e orgias. A intenção dos poderosos homens é vivenciar o ambiente de acordo com os “círculos” recriados por Sade e Alighieri, que envolvem sangue, barbárie, sexo e manias. Censurado em vários países, inclusive no Brasil, o filme sai na versão de cinema, aonde foram cortados 30 minutos da original.

Seriados e minisséries

A Versátil lança esse mês a minissérie européia Os Miseráveis em uma caixa com dois DVDs. Baseada no romance de Victor Hugo, a obra conta a trajetória do ex-presidiário Jean Valjean, que procura levar uma vida honesta e trabalhadora. Fora da cadeia, passa a ser perseguido por um frio inspetor que acredita na seguinte teoria: um bandido sempre será um bandido. Uma análise profunda sobre comportamentos sociais e preconceitos. Lançada na TV em 2000, a versão tem seis horas de duração e traz um elenco de grandes nomes do cinema, como Gérard Depardieu, Christian Clavier, John Malkovich, Asia Argento e Jeanne Moreau.
Na linha de seriados sai pela Walt Disney a terceira temporada de Ghost whisperer, aonde a jovem Melinda enfrentará novos desafios em sua comunicação com espíritos. E a Warner lança novos episódios de crimes e mistério com a durona investigadora Brenda Johnson na quarta temporada de The closer – Divisão criminal.

(*) Coluna "Arte em Foco", do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva, edição do dia 22/05/2009. Crédito para as fotos: Divulgação.

Nenhum comentário: