sexta-feira, 24 de abril de 2009

Especiais sobre cinema


Brasileiro “Garapa” entra na programação do Festival de Tribeca


Organizado pelo ator vencedor de dois Oscars Robert De Niro, o Festival de Cinema de Tribeca chega essa semana em sua oitava edição. A abertura do evento, na última quarta-feira, em Nova York, reuniu grande público, dentre eles cinéfilos, cineastas e artistas do mundo todo. A programação conta com 85 filmes de 36 países, dentre eles o Brasil. É com o polêmico documentário “Garapa” que o nosso país concorre na competição internacional.
Dirigido por José Padilha (foto abaixo) – o mesmo de “Ônibus 174” e “Tropa de Elite”, “Garapa” é um retrato atordoante da fome no Brasil a partir de uma visão intimista. O diretor acompanha famílias brasileiras que sobrevivem à míngua, sem comida e em condições precárias. Além do Tribeca, o projeto de Padilha já participou de inúmeros festivais de cinema ao redor do mundo, inclusive na abertura do Festival de Berlim.
Outro documentário , uma co-produção Brasil e Inglaterra, intitulado “Only when I dance”, também concorre no Tribeca. Há ainda, na categoria curta-metragem, dois filmes brasileiros na seleção: “Quase todo dia” e “Kogi”.
O júri do Festival de Tribeca é presidido nesse ano pela atriz Uma Thurman, e conta ainda com Meg Ryan, Woopi Goldberg e Adrien Brody. Criado em 2002 pelo ator, produtor e diretor Robert de Niro, o festival de cinema estende-se até o dia 3 de maio.

Outros filmes

No Tribeca, Woody Allen confirmou presença. O veterano cineasta irá divulgar seu novo filme como diretor, a comédia “Whatever works”. Spike Lee também irá lançar no festival dois filmes feitos para a TV, ambos assinados por ele: o documentário “Kobe doin’ work”, sobre a vida do jogador de basquete Kobe Bryant, astro da NBA, e o musical de rock “Passing strange”.
Para conferir a programação do festival basta acessar o site (em inglês) do Tribeca: www.tribecafilm.com/festival


Seis absolutos “Godards”

Principal mentor do cinema de vanguarda na França dos anos 50 e 60, Jean Luc-Godard dirigiu cerca de 80 filmes inseridos em diversas modalidades, como dramas, comédias, policiais e projetos metalingüísticos. É de Godard “Acossado”, obra-prima do movimento cinematográfico Nouvelle Vague, fundado por ele ao lado de outros cineastas de renome.
Para comemorar os 55 anos de carreira do diretor, a distribuidora Silver Screen lança nesse mês duas caixas com seis filmes do cineasta.
No volume 1 estão três obras datadas dos anos 60. Em “Banda à parte” (1964), dois rapazes e uma jovem que flertam entre si bolam um meticuloso assalto. O filme influenciou Quentin Tarantino em “Cães de aluguel” e “Pulp fiction”. Tido como uma das grandes obras do diretor, “O demônio das 11 horas” (1965 - foto) também está no box. O filme mostra um professor que, após fugir com a amante, encontra uma pessoa morta no apartamento onde vive; o casal resolve despistar a polícia e sai em uma alucinante viagem marcada por roubos e confusões. Tem ainda a comédia dramática “A chinesa” (1967), sobre um grupo de jovens franceses que planejam uma revolução maoísta no país.
Na outra caixa vem “Uma mulher é uma mulher” (1961), um drama em que uma dançarina de cabaré tenta de tudo para que seu marido a engravide. No premiado “Masculino e feminino” (1966), Godard ressalta o relacionamento dramático e questionador entre um militante recluso da vida social e uma cantora. E por fim um dos projetos menores do cineasta, “Detetive” (1984): a história foca dois detetives que investigam um assassinato cujas evidências apontam para um jogador de boxe que tem está prestes a acertar as contas com a máfia.
Nostálgico deleite para fãs do cinema de vanguarda.


Lançamentos em DVD

Em DVD essa semana tem romance na medida certa e drama para públicos restritos. Aos apaixonados uma boa opção é o bem recebido love story “Nick & Norah – Uma noite de amor e música”. A fita teen traz dois jovens que se conhecem em um show musical e iniciam um romance.
Outro lançamento é o drama espanhol “Eu sou Juani”, fita indigesta sobre duas garotas, Juani e Vane, que fogem dos abusos sofridos em casa e partem para Madri para tentar nova vida. Dirigida pelo notório Bigas Luna.
Para os colecionadores tem dois relançamentos em versões recheadas com extras. Dirigido por David Mamet, “Cinturão vermelho” (2008) é um drama sobre os acasos da vida, centralizando as ações em uma academia de jiu-jitsu. Reúne grande elenco, dentre eles os brasileiros Rodrigo Santoro e Alice Braga. Já os fãs de Brad Pitt e os seguidores das fitas de luta terão a oportunidade de adquirir a edição definitiva do polêmico cult “Clube da luta” (1999), em DVD duplo. Bom divertimento!


(*) Coluna "Arte em Foco", do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva, edição do dia 24/04/2009. Crédito para as fotos: Divulgação.

Nenhum comentário: