terça-feira, 12 de maio de 2009

Cine Lançamento


Austrália

1939. Na Europa, a Segunda Guerra sacode o mundo. A aristocrata inglesa Sarah Ashley (Nicole Kidman) viaja à Austrália para administrar fazendas de gado de sua família. Ao chegar ao inóspito continente, descobre que o marido fora assassinado. Sozinha em meio às terras quentes daquele país desconhecido, Sarah junta-se ao vaqueiro valentão Drover (Hugh Jackman) e a um menino aborígene, Nullah (Brandon Walters), com a missão de levar um rebanho de gado ao interior da Austrália.

Após sete anos sem dirigir, Baz Luhrmann retornou à Austrália, seu país natal, para rodar esse projeto engenhoso e altamente ousado, cujo orçamento superou a marca dos US$ 120 milhões. Reuniu um elenco composto por australianos natos, como Hugh Jackman, Jack Thompson, Bryan Brown e David Gulpili – menos Nicole Kidman, que é natural de Honolulu (Havaí). E contou com a colaboração do premiado roteirista Ronald Harwood, vencedor do Oscar por “O pianista”. Infelizmente trabalho em vão. O resultado, como pude já prever pelo trailer, é um exagero imenso. O cineasta optou por um épico cansativo, redundante, que nunca sai do lugar. Inúmeras passagens poderiam ter sido editadas para caber numa fita com menor duração – a versão lançada em DVD é a mesma do cinema, com uma metragem de quase duas horas e cinqüenta minutos. E olha que foram nove meses para o término das gravações e pós-produção!
Fique claro que é uma fita romântica que mistura gêneros. Tem aventura, drama e até guerra – a história inicia-se no estopim da Segunda Guerra, depois o foco vai para a exploração de terras na Austrália, vira um romance barato, e da metade pra frente o ambiente de campo de batalha e destruição assume forma. Em meio a essa jogada há ainda uma pincelada no misticismo, na figura de um velho aborígene cuja aparição beira o sobrenatural. Mistureba danada, a união de temas descompassa o produto final.
Lento demais para o público. Nem a grande seqüência do filme, a do estouro da boiada próximo ao precipício, realmente muito bem realizada, compensa o restante que tem por vir.
Repare, há um “quê” de fitas de faroeste que lembram “Era uma vez no oeste” (a mulher que retorna à casa do marido e o encontra morto) e “Rio vermelho” (a aventureira andança para levar o gado de um território para outro).
Ponto importante: a relação de dominação entre europeus e aborígenes, presumido logo nos créditos iniciais, esvai-se como poeira em ventania. Apontada como temática básica, esta escapa do roteiro para focar a aventura romântica entre a inglesa chata e o cowboy. Falha grave do diretor. Pouco visto no cinema, o tema sobre a segregação e o massacre do povo nativo australiano cairia melhor do que algumas bobagens românticas exibidas.
“Austrália” atinge momentos líricos ao referenciar um dos maiores clássicos do cinema, “O mágico de Oz”, que em 1939 teria sua estréia oficial. Vira e mexe aparece a música incidental “Somewhere over the rainbow”, formatada em novos arranjos. Se analisarmos os personagens centrais, todos são reflexos de Dorothy, sonhadores vivendo em um estranho mundo com o perigo sempre à espreita.
Nicole tem ataques de overacting e não encanta. Jackman está mais solto no papel do protagonista, mas nada especial. Mais interessantes são os coadjuvantes, com destaque para o garotinho Brandon Walters, Jack Thompson como o capitão alcoólatra, e David Gulpilil, ator australiano de descendência aborígene, de traços fortes e esquisitos, como o nativo King George – em “A última onda” (1977), de Peter Weir, ele interpretou o sinistro chefe tribal Chris Lee.
Indicado ao Oscar de melhor figurino (venceu, merecidamente, o mais esperado, “A duquesa”), “Austrália” tem argumento, história, roteiro, produção e direção de Luhrmann, lembrado pelas fitas carregadas de um figurino peculiar, de altas cores, como “Moulin Rouge! – Amor em vermelho” e “Vem dançar comigo”. Esperanças perdidas com esse épico megalomaníaco. Por Felipe Brida

Título original: Australia
País/Ano: EUA/Austrália, 2008
Elenco: Nicole Kidman, Hugh Jackman, Brandon Walters, Ray Barrett, Bryan Brown, Jack Thompson, Tony Barry, Essie Davis, David Gulpilil.
Direção: Baz Luhrmann
Gênero: Romance/Aventura
Duração: 165 min.
Lançamento: Primeira quinzena de abril
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation
Site oficial: http://www.australiamovie.com/

Nenhum comentário: