sexta-feira, 8 de maio de 2009

Especiais sobre cinema


Lançamentos em DVD

Felipe Brida

Para aqueles que preferem um final de semana sem sair de casa, a opção é curtir um bom filme junto com a família. Fique de olho nos lançamentos em DVD. Nessa semana tem “A troca”, de Clint Eastwood, e a aventura coreana “Os invencíveis”.
Em “A troca”, Angelina Jolie vive a aflita Christine Collins, uma mãe solteira que procura pelo filho que desaparece sem explicações. Meses depois do ocorrido, a polícia entrega a ela um menino que não aparenta ser o mesmo que sumiu. Considerada louca, Christine é internada em um sanatório e sofre torturas. Apoiada pelo pastor Briegleb (John Malkovich), a mulher sai em busca da verdade, disposta ir contra todos para ter o filho de volta. Uma história real que denuncia a corrupção da polícia de Los Angeles. Indicado a três Oscar esse ano: atriz (Angelina), fotografia e direção de arte.
A outra novidade é a colossal aventura em tom de western “Os invencíveis”, uma produção coreana em homenagem ao clássico do faroeste spaghetti “Três homens em conflito”. Três coreanos foras-da-lei, na Manchúria dos anos 40, tomam posse de um mapa do tesouro e, guiados pela ganância, terão de enfrentar uma gangue de bandidos chineses e o exercito japonês. Violento e ágil, a fita foi exibida no Festival de Cannes em 2008, fora da competição. Uma vibrante fita para ver e rever. Boa sessão!


80 anos de Audrey Hepburn

Se estivesse viva, Audrey Hepburn teria completado 80 anos na última segunda-feira (dia 4). Bonita, sempre elegante e referência no mundo da moda, a atriz belga, premiada com o Oscar, partiu cedo, aos 63 anos, após uma longa batalha contra o câncer.
Para celebrar o octogenário aniversário de Audrey, a Paramount Home Entertainment lança esse mês uma coleção imperdível aos fãs da atriz. O box especial, intitulado “Coleção Audrey Hepburn”, traz cinco momentos notáveis da carreira da artista. Tem o épico “Guerra e paz” (1956), o romance “Sabrina” (1954), a comédia romântica “Bonequinha de luxo” (1961), o musical romântico “Cinderela em Paris” (1957), em edição especial para colecionar, e outra comédia romântica, “A princesa e o plebeu” (1953), que rendeu à Audrey seu único Oscar de melhor atriz.
Os DVDs vêm em um estojo de lata, acompanhados de cinco fotos da estrela. Vale ter em casa!


Seleção: clássicos europeus

A distribuidora Cult Classic traz essa semana três obras raras do cinema europeu. “Zazie no metrô” (1960), do cineasta francês Louis Malle, conta a história da garotinha interiorana Zazie que, pela primeira vez em Paris, batalha pelo antigo sonho de andar de metrô e conhecer de ponta-a-ponta a Cidade Luz.
Tem o clássico sueco “A carruagem fantasma” (1921 - foto), dirigido e interpretado pelo ator Victor Sjöström. Na véspera do Ano Novo, um grupo de bêbados evoca uma antiga lenda sobre mortos que guiam uma carruagem do além. As conseqüências serão fantasmagóricas.
E também o terror “O monstro do circo” (1927), sobre um atirador de facas que bola um maligno plano no circo onde trabalha. Do diretor Tod Browning, o mesmo de “Drácula” (1931).

(*) Coluna "Arte em Foco", do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva, edição do dia 08/05/2009. Crédito para as fotos: Divulgação.

Nenhum comentário: