quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Resenhas especiais


Filmes de terror lançados em DVD pela Versátil Home Video - parte 2


Estranhas metamorfoses

Um homem é abduzido por uma nave espacial em sua casa e desaparece. Três anos depois, retorna para a família, disposto a se reconectar com o filho e com a esposa, que hoje vive com um novo marido. Só que dentro dele habita um monstro mutante.

Por muitas razões curti demais esse filme grotesco de terror com ficção científica. Gosto do cinema scifi e de horror movies, e pelo filme ser fora do habitual, com um roteiro delirante, a combinação é perfeita. Tudo é imprevisível nessa fita britânica independente, nunca sabemos para onde o roteiro irá nos levar.
O filme, que é violento e tem classificação indicativa de 18 anos, começa com um pai sendo abduzido por uma nave, e o filho pequeno testemunha o fato. O homem some por três anos, a criança tem pesadelos constantes, até que ele retorna, porém a esposa hoje é casada com outro. Ele não está normal, suas atitudes estão estranhas. Isso porque dentro dele habita um monstro que aos poucos se revelará de uma forma horrenda.
O longa mistura momentos lúdicos e engraçados da imaginação da criança, quando ela brinca e seus bonecos criam vida, e atinge o pico com cenas bizarras e escatológicas, algumas simbólicas – o monstro bota ovos na boca das vítimas por meio de um falo/cordão umbilical, e elas fazem brotar da barriga novos humanos que depois se tornam monstros – isso me lembra ‘Alien – O 8º passageiro’, quando a criatura sai das entranhas de John Hurt. Nada convencional, tem um tom pessimista e um final chocante.
Essa é a versão de cinema, de 86 minutos, sem cortes. Na capinha em DVD, há um comentário curioso, que diz que esse filme é o ‘o avesso de ET’ [em menção ao filme de Spielberg, lançado no mesmo ano, 1982].




O diretor e roteirista Harry Bromley Davenport realizou duas continuações inferiores e grosseiras, ‘Xtro II - O reencontro’ (1991) e ‘Xtro 3 - O massacre’ (1995). No elenco, Philip Sayer, de ‘Alugado para matar’ (1983), Bernice Stegers, de ‘Suíte francesa’ (2014), e Maryam d'Abo, de ‘007 - Marcado para a morte’ (1987). Filme disponível no box ‘Clássicos Sci-fi – Anos 80’, da Versátil Home Video, junto de cinco filmes – ‘O domínio do olhar’ (1981), ‘Amores eletrônicos’ (1984), ‘A noite do cometa’ (1984), ‘As aventuras de Buckaroo Banzai’ (1984) e ‘Drive-in da morte’ (1986).

Estranhas metamorfoses (Xtro). Reino Unido, 1982, 87 minutos. Terror/Ficção científica. Colorido. Dirigido por Harry Bromley Davenport. Distribuição: Versátil Home Video


O ninho do terror

Uma pequena cidade dos Estados Unidos é invadida por baratas mutantes que comem tudo o que encontram pela frente, inclusive pessoas. Um grupo de sobreviventes corre contra o tempo para eliminar os insetos assassinos.

Terror B muito exibido na TV aberta e agora em DVD numa ótima cópia pela Versátil Home Video, dentro do box ‘Obras-primas do terror anos 80 – Animais em fúria’, caixa que reúne cinco outros filmes, ‘Olhos da noite’ (1982), ‘Ratos – A noite do terror’ (1984), ‘O corte da navalha’ (1984), ‘Link – O animal assassino’ (1986) e ‘Comando assassino’ (1988). Um filme sangrento, com cenas fortes de gente sendo devorada por baratas mutantes – os insetos foram alvo de uma experiencia genética malsucedida e agora invadem casas atrás de comida. Há sequências nojentas, dos insetos entrando no corpo das pessoas, arrancando membros e liquefazendo as vítimas – o final são 10 minutos de puro êxtase com criaturas híbridas medonhas e assassinas, com direito a olhos saltando do crânio, um gato com presas enormes virando morto-vivo e até uma criatura ambulante formada por um amontoado de restos humanos. É divertido, asqueroso e assustador ao mesmo tempo – por causa da violência e atrocidades, recebeu classificação indicativa de 18 anos.
Usaram baratas reais para gravar o filme – são milhares espalhadas pelo set de filmagem, que sobem nas pernas dos personagens. Por isso, quem tem aflição de baratas deve evitar.




Estreia do diretor Terence H. Winkless, que depois faria dois filmes B de ação com luta, ‘Punhos sangrentos’ (1989) e ‘Código de honra’ (1992) – ele, como roteirista, ao lado de John Sayles, adaptou para o cinema o livro ‘Grito de horror’ (1981), um horror movie eficiente e um clássico de filme de lobisomem.
Por falar em adaptação, ‘O ninho do terror’ veio do livro de Eli Cantor, ‘The nest’, com roteiro assinado por Robert King, roteirista de ‘Apenas bons amigos’ (1994) e ‘Justiça vermelha’ (1997). No elenco estão o veterano Robert Lansing, de ‘Quarta dimensão’ (1959), e Lisa Langlois, de ‘Os donos do amanhã’ (1982).

O ninho do terror (The nest). EUA, 1987, 89 minutos. Terror. Colorido. Dirigido por Terence H. Winkless. Distribuição: Versátil Home Video

 

Nenhum comentário: