segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Resenhas Especiais


Filmes de terror lançados em DVD pela Versátil Home Video - parte 1

Olhos da noite

Na cidade de Toronto, ratos mutantes atacam os moradores. Com fúria, eles invadem encanamentos, casas e lojas, e a população corre atrás de maneiras de se proteger.

Filme B canadense de terror escatológico e que dá asco para quem tem medo de ratos, do diretor Robert Clouse, responsável por dois cultuados filmes de lutas marciais com Bruce Lee, ‘Operação dragão’ (1973) e ‘Jogo da morte’ (1978). Originalmente da Warner Bros, é um dos tantos filmes com animais assassinos que o cinema lançou nas décadas de 70 e 80, no caso ratos contaminados com um milho tóxico, que crescem até atingir o tamanho de um cachorro. Eles invadem casas, cinema e estações de metrô, em busca de carne humana. Apesar de ser terror cheio de corre-corre e mortes, fazia um alerta para os transgênicos – o milho é ‘batizado’ com esteroides, formando um novo produto altamente tóxico, e trazia ainda uma questão de saúde pública, o dos lixos acumulados nas metrópoles - Chicago, Nova York e Los Angeles, por exemplo, são cidades com população de ratos exorbitante, hoje um risco grave para doenças e contaminações.
A história foi adaptada do livro ‘The rats’, de James Herbert, livro lançado em 1974. Herbert, escritor de outros romances que viraram filmes, como ‘Fluke – Lembranças de outra vida’ e ‘Ilusões perigosas’, ambos de 1995, detestou a versão para cinema desse seu livro mais popular.




Como muitos filmes B de terror da época, reunia atores e atrizes conhecidos para puxar público; aqui vemos Sam Groom, protagonista da série ‘Dr. Simon Locke’ (1971-1975), Sara Botsford, de ‘Na calada da noite’ (1982), Scatman Crothers, de ‘O iluminado’ (1980), e Cec Linder, de ‘007 contra Goldfinger’ (1964).
Para recriar os ratos gigantes, utilizaram dezenas de cachorros Dachshunds, o ‘Salsicha’, vestindo figurino de roedores de pelagem grossa, além de bonecos feiosos de ratos dentuços, nas cenas em que os bichos aparecem em close.
Filme em ótima cópia, disponível em DVD no box da Versátil ‘Obras-primas do terror anos 80 – Animais em fúria’. A caixa reúne outros cinco filmes, ‘Ratos – A noite do terror’ (1984), ‘O corte da navalha’ (1984), ‘Link – O animal assassino’ (1986), ‘O ninho do terror’ (1987) e ‘Comando assassino’ (1988), trazendo cards colecionáveis e muitos extras.

Olhos da noite (Deadly eyes). Canadá/Hong Kong, 1982, 87 minutos. Terror. Colorido. Dirigido por Robert Clouse. Distribuição: Versátil Home Video


O terror final

Guardas florestais vão acampar numa mata desconhecida. Tudo corre bem até que um a um é misteriosamente assassinado.

Terror slasher que funciona para quem curte filmes de psicopatas e não chiam de mortes sangrentas. Há poucos assassinatos e um final surpresa, no estilo ‘Quem matou’, ou seja, o serial killer só é revelado nos minutos finais – apesar das pistas pintarem no desenrolar da trama, é um desfecho imprevisível.
Segundo filme do diretor Andrew Davis, de filmes de ação conhecidos do público, como ‘A força em alerta’ (1992, com Steven Seagal), ‘O fugitivo’ (1993, com Harrison Ford) e ‘Um crime perfeito’ (1998, com Michael Douglas), que também dirigiu a fotografia. É um slasher de sobrevivência que mistura elementos de ‘Amargo pesadelo’ (1972), ‘Quadrilha de sádicos’ (1977), ‘Sexta-feira 13’ (1980) e ‘Pânico na floresta’ (2003) – tudo ocorre numa floresta fechada, um grupo de guardas florestais são caçados por um assassino cruel que rasga a garganta das vítimas, e os que sobrevivem precisam fugir desse inferno. Tem algo sobrenatural no ar que será, aos poucos, esclarecido. Fotografia escura nos momentos de tensão e um final chocante ajudam na boa condução desse filme curioso de terror com suspense.
No elenco, Rachel Ward, de ‘Paixões violentas’ (1984) e protagonista da série ‘Os pássaros feridos’ (1983), Joe Pantoliano, de ‘Amnésia’ (2000), Daryl Hannah, de ‘Blade runner’ – O caçador de androides (1982), Akosua Busia, de ‘A cor púrpura’ (1985), e Mark Metcalf, de ‘O clube dos cafajestes’ (1978).
Assinado pelo produtor Samuel Z. Arkoff, mestre do cinema B, com roteiro da dupla Neill D. Hicks e Jon George, dos cultuados ‘Arlequim’ (1980) e ‘A caçada do futuro’ (1982), e colaboração de Ronald Shusett, roteirista ao lado de Dan O’Bannon do clássico ‘Alien – O 8º passageiro’ (1979).
Rodado no Redwood National Park, na California, em 1981, o filme ficou dois anos na gaveta, pois os produtores encontraram dificuldades em lançá-lo antes – 1981 foi o ano sagrado do cinema slasher, com 25 filmes de terror com psicopatas mascarados exibidos nos cinemas, tornando a década de 80 como a mais profícua desse cinema brutal e sanguinolento.




É uma fita rara, pouco conhecida, que agora pode ser assistida em boa cópia – saiu em DVD pela Versátil Home Video no box ‘Slashers – Vol. 15’, contendo ainda os longas ‘O assassino do 7º andar’ (1984), ‘Killer party – A noite das brincadeiras mortais’ (1986) e ‘Spa diabólico’ (1988) – vem cards na caixa e muitos extras.

O terror final (The final terror). EUA, 1983, 84 minutos. Terror. Colorido. Dirigido por Andrew Davis. Distribuição: Versátil Home Video

Nenhum comentário: