quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Resenha Especial



O caminho para Berlim

Em 1942, na Segunda Guerra Mundial, o tenente russo Ogarkov (Yuriy Borisov) é preso por um crime de guerra e deve ser levado para cumprir pena na Alemanha. Escoltado por um soldado cazaque, Dzhurbaev (Amir Abdykalov), ele cruza as estepes rumo a Berlim, numa longa e dura caminhada no centro do cerco alemão.

Drama de guerra rodado na Rússia sobre os trágicos acontecimentos vividos pelo escritor, poeta e dramaturgo soviético de origem judaica Emmanuil Kazakevich (1913-1962), que publicou suas memórias do front no livro “Dois na estepe”. O modesto e instigante filme também foi baseado nos diários de guerra de Konstantin Simonov, que serviu como correspondente estrangeiro na Segunda Guerra.
A história, de uma amizade improvável, passa-se no verão de 1942, na Frente Sul, a principal delas. Dois homens cumprem suas missões: de um lado, um tenente atormentado pela morte de toda a tropa que deverá ser executado em breve por fuzilamento; do outro, um soldado de outra nacionalidade e cultura, designado para a escolta daquele homem. Pelas estepes russas, passando pelo cerco dos alemães, os dois se vigiarão para que nada aconteça, tornando-se companheiros de uma exaustiva jornada que ninguém sabe como terminará.
Produzido pela Mosfilm, é uma fita de guerra de grandes reflexões, que foge dos padrões do gênero, mostrando pouco o campo de batalha, para focar num drama de marca pessoal sobre lealdade e desígnios em meio à tensão que o mundo vivia na Segunda Guerra. Pela contribuição ao assunto, ganhou o prêmio Ecumênico do Júri no Festival de Montreal.


O roteiro foi adaptado por Evgeniy Nikishov, de “A cidade dos ventos” (2008) e “Amor na URSS” (2013), ambos dirigidos por Karen Shakhnazarov, com direção de Sergei Popov, cineasta desconhecido fora da Rússia - lá fez séries e dois filmes independentes (este é o único trabalho dele lançado no Brasil, em DVD, disponível pela CPC-Umes Filmes; “O caminho para Berlim” saiu no Brasil em comemoração ao 70º aniversário da vitória do Exército Vermelho sobre o Nazifascismo, em 2015).

O caminho para Berlim (Doroga na Berlin). Rússia, 2015, 82 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Sergei Popov. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: