terça-feira, 10 de setembro de 2019

Resenha Especial



Invasão zumbi

Uma estranha epidemia na Coreia do Sul transforma pessoas em zumbis, que passam a atacar um trem de passageiros em direção à cidade de Busan.

Eletrizante e claustrofóbica fita de zumbi que se passa dentro dos vagões de um trem de passageiros durante um apocalipse na Coreia do Sul. Revi recentemente em DVD esse ótimo exemplar do gênero, assustador pra caramba, e tive o mesmo impacto quando o assisti pela primeira vez em 2016, numa sessão lotada na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (naquele ano mencionei-o como o melhor terror da safra).
Os quatro minutos iniciais apresentam o clima da história, quando um caminhão chega a uma zona de quarentena numa cidade da Coreia, com homens vestindo trajes de descontaminação enquanto um cervo espatifado no chão retorna à vida, com os olhos brancos. Nos é apresentado então um pai de família em viagem (o bom ator Yoo Gong), com foco na relação dele com os filhos pequenos e a esposa (os coreanos realçam o drama familiar em suas produções, mesmo em fitas como essa). Em certo momento ele fica frente a frente com a invasão de mortos-vivos numa estação de trem reunindo um grupo de sobreviventes para escapar de lá. Somos, assim, de forma surpreendente, enfiados na cadeira para correr em uma montanha russa com loopings infernais... sem trégua alguma! Preparem-se para sustos nada fáceis, tensão, gritos, violência, sangue e mortes incontáveis – os zumbis dão medo (a maquiagem é excelente), são rápidos, lembra os de “Guerra mundial Z” (2013), inclusive ficam empoleirados para atacar as vivos.


Exibido em Cannes (bem atípico para esse tipo de festival), ganhou mais de 30 prêmios pelo mundo afora, em mostras de cinema de horror.
Fãs de zumbis como eu aplaudirão esse trabalho marcante escrito e dirigido por Sang-ho Yeon, que já prepara a continuação para o próximo ano! Vamos aguardar ansiosamente!

Invasão zumbi (Busanhaeng/ Train to Busan). Coreia do Sul, 2016, 118 minutos. Terror. Colorido. Dirigido por Sang-ho Yeon. Distribuição: Paris Filmes

Nenhum comentário: