domingo, 24 de fevereiro de 2019

Resenha Especial



O enigma de outro mundo

No rigoroso inverno da Antárctica, um grupo de doze cientistas e operários de uma base de pesquisa é atacado por uma criatura alienígena monstruosa.

Do mestre do horror John Carpenter, “O enigma de outro mundo” é um dos filmes mais impactantes do gênero da década de 80. Na verdade é um remake de “O monstro do Ártico” (1951), e ambos eram baseados numa história scifi do escritor John W. Campbell Jr. Com clima claustrofóbico repleto de cenas bizarras e bastante violência, a fita abre com a famosa cena de um cachorro correndo pela neve, perseguido por um helicóptero que quer caçá-lo. O animal chega a uma base de pesquisa e é acolhido por um grupo de cientistas e operários ilhados na Antárctica. Ninguém de lá imagina que o cão hospeda uma criatura milenar horripilante, disforme e gosmenta, que tem patas, garras e tentáculos... E naquela noite o pesadelo tomará conta do local, quando um a um dos homens será devorado – detalhe: o monstro, quando invade o corpo da vítima, altera sua forma e se transforma numa cópia exata do hospedeiro.
Homenageando o cinema B, em especial as fitas scifi com horror dos anos 50, só que turbinado com um grau máximo de violência, proporciona ao público uma experiência única, angustiante, com tensão crescente. Seguindo a linha impressionante do Body Horror (do qual John Carpenter, Peter Jackson e David Cronenberg se destacam), tornou-se memorável justamente pelas criaturas grotescas, criadas a partir de ótimos efeitos visuais da época (a maioria eram robôs). Não rendeu bilheteria suficiente, mas virou cult entre o público americano.


Lidera o time de atores Kurt Russell, bem novo, aos 30 anos, junto de bons veteranos, como Wilford Brimley, Richard Dysart e Donald Moffat, além de Richard Masur, Keith David e Charles Hallahan.
Produzido por Larry Franco, parceiro de Carpenter em diversos filmes, o terror teve a trilha sonora assinada por Ennio Morricone e uma grande fotografia do indicado ao Oscar Dean Cundey, que trabalhou com Steven Spielberg em “Hook: A volta do Capitão Gancho” (1991) e “Jurassic Park” (1993).


Rodado no Alaska, o filme fez parte da minha infância - já assisti dezenas de vezes, recentemente revi em DVD e não me canso. Obrigatório aos fãs! Dica: o DVD que saiu pela Universal Pictures em 2005 tem um rico material de bônus, para se conhecer a fundo os bastidores do filme.
Em 2011 teve outra versão, muito decente por sinal, com o mesmo título.

O enigma de outro mundo (The thing). EUA, 1982, 108 min. Horror/ Ficção científica. Dirigido por John Carpenter. Distribuição: Universal Pictures

Nenhum comentário: