segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019



 Buscando...

Acreditando que a filha de 16 anos tenha sido sequestrada, David Kim (John Cho) dá início a uma intensa investigação pela internet para descobrir o paradeiro da garota. Trinta e sete horas se passam, e ele, desesperado atrás de respostas, descobre uma intrínseca teia de segredos. Disposto a tudo para localizá-la, Kim contará com a ajuda de uma esperta detetive, Vick (Debra Messing), designada para o caso.

Vencedor de dois prêmios no Festival de Sundance, a maior vitrine do cinema independente do mundo, “Buscando...” é um thriller vigoroso, original na linguagem e que ficou conhecido pela deslumbrante técnica de edição. Merecedor dos méritos que obteve, sem dúvida.
Com bem pouco (o orçamento foi de apenas U$ 1 milhão), a Screen Gems, do grupo Sony/Columbia Pictures, produziu uma fita excepcional sobre crimes no universo das novas tecnologias. O roteiro é bom, porém o brilho está no inovador processo de criação, que consiste em mostrar o protagonista, o pai, e os coadjuvantes 100% por dispositivos tecnológicos. O público vê todos eles através de “filtros” – pela tela do notebook, por programas e ferramentas de computador, como webcam, email, Excel e Word, e por redes sociais, dentre elas Facebook e Instagram. Nesse formato jovial e bem moderno conhecemos a corrida contra o tempo de um homem viúvo para encontrar a filha adolescente, possivelmente sequestrada, no subúrbio da Califórnia. Sem nenhuma notícia concreta, ele passa horas vasculhando o laptop da menina, como emails, contas de banco e redes sociais, onde descobre fatos obscuros, e precisará da força de uma dedicada investigadora.
É um filme eletrizante, que nos deixa tenso, com o coração palpitando a todo o instante, e que guarda um desfecho surpresa. Cuidado com spoilers por aí, não deixem que tem contem detalhes.
É a estreia do diretor de origem indiana Aneesh Chaganty, também roteirista. Ele gravou todas as cenas em duas semanas, mas demorou dois anos na edição e na pós-produção - devido às minúcias da montagem (que deveria ter sido indicada ao Oscar este ano).


O ator sul-coreano John Cho, da nova franquia de filmes de “Star Trek”, conduz bem o papel (ele recebeu aqui indicação ao Independent Spirit), e tem ainda a participação maravilhosa de Debra Messing, a detetive – a atriz ganhou o Emmy pela série “Will & Grace” e foi indicada nove vezes ao Globo de Ouro.
Pena que pouca gente assistiu ao filme nas salas; a arrecadação no mundo girou em torno de U$ 75 milhões, e poderia ter sido muito melhor, já que é um dos melhores suspenses de 2018.
Volto a frisar, “Buscando...” é uma experiência diferente, suspense de uma nova linhagem entre cinema e publicidade, com linguagem dinâmica para a geração digital, que procura atingir o público adolescente e dialogar com ele sobre o uso das tecnologias. Já em DVD e Bluray.

Buscando... (Searching). EUA/Rússia, 2018, 102 min. Ação/Suspense. Colorido. Dirigido por Aneesh Chaganty. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: