quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Cine Lançamento


Um lugar silencioso

Num mundo pós-apocalíptico, uma família vive em silêncio para se proteger de um mal que ronda o lugar e só aparece quando há ruídos.

Prepare-se para um grande filme de suspense, altamente criativo, que provoca angústia, tensão e medo, apontado como um dos melhores deste ano. Produzido por Michael Bay, fez enorme sucesso nas salas de cinema, com lucro acima da média (custou U$ 17 milhões, atingindo U$ 335 milhões de bilheteria mundial, um fenômeno por se tratar de uma fita de suspense com terror).
O filme abre no 89º dia de um futuro incerto, apresentando uma família que vive em extremo silêncio e mora próxima a uma floresta na cidadezinha de Little Falls, no estado de Nova York. Pelos jornais abandonados nas ruas sabemos de um suposto apocalipse (que não se fala sobre), não existe ninguém nas ruas, há desolação por todos os cantos, e a família é a única sobrevivente daquela região. Ela é composta pelo pai (John Krasinski), a mãe grávida (Emily Blunt) e dois filhos, uma menina surda (Millicent Simmonds, que é deficiente auditiva na vida real) e um garoto (Noah Jupe). Comunicam-se em língua de sinais, com pequenos sussurros e andam na ponta dos pés. Como João e Maria do famoso conto dos Irmãos Grimm, fazem rastros de areia no chão para não se perderem (e com luzes também). Para que tudo isto? Pois qualquer barulho que façam pode atrair um mal desconhecido que habita a floresta que cerca a residência onde vivem.
Lógico que sons serão emitidos, a mãe, grávida, terá um bebê, que complicará a vida do casal devido o choro do recém-nascido, personagens irão se perder pela perigosa noite afora, personagens estranhos aparecerão etc. O filme, de apenas 90 minutos, tem um ritmo intenso, com apenas quatro personagens em cena e uma ambientação intrigante, cujas situações podem causar mal estar. Por isto um trabalho difícil de ser realizado - o elenco teve restrições a sons, permaneceu em silêncio total, só caminhando com movimentos sutis, dando oportunidades a expressões corporais e faciais (Emily Blunt está brilhante, com momentos de muito sofrimento).
“Um lugar silencioso” vai além de um filme de suspense com terror e pitadas de ficção científica: é acima de tudo um drama familiar de sobrevivência, sobre um futuro desolador, com forte simbologia a uma sociedade que vive sob censurada.
Dirigido e estrelado por John Krasinski, o ator da série “The Office”, em seu terceiro trabalho como cineasta (rodou antes duas comédias, “Brief interviews with hideous men”, de 2009, que não veio ao Brasil, e “Família Hollar”, de 2016). Acertou ao escalar a própria esposa, a atriz vencedora do Globo do Ouro Emily Blunt (com quem tem dois filhos), e juntos dão um sabor especial ao surpreendente filme. O elenco mirim também está super adequado, Millicent Simmonds, de “Sem fôlego” (2017), e Noah Jupe, de “Extraordinário” (2017). Destaque para Millicent cujo papel cresce a cada tomada. Criaram um recurso de retirar o som quando ela aparece em primeira pessoa, como forma de estarmos na pele dela, sem ouvir nada.
Outros pontos altos são a assustadora trilha sonora de Marco Beltrami, duas vezes indicado ao Oscar, e as bonitas locações no campo, com fotografia da dinamarquesa Charlotte Bruus Christensen, de “A caça” (2012).
Deu tanto certo que já anunciaram a sequência para 2020. 
Não perca de jeito nenhum! Já em DVD e Bluray.


Um lugar silencioso (A quiet place). EUA, 2018, 90 min. Suspense/Terror. Colorido. Dirigido por John Krasinski. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: