sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Viva Nostalgia!


O meninão

Wilbur (Jerry Lewis), um auxiliar de barbeiro, disfarça-se de criança para fugir de um ladrão de joias. Recorre a um conhecido, Bob (Dean Martin), para auxiliá-lo no caso e recebe abrigo em uma escola exclusiva de moças, mas a situação fica cada vez pior.

Engraçadíssima comédia de erros e disfarces com números musicais e muita aventura, protagonizada pelo rei da comédia americana, Jerry Lewis, falecido no final de agosto aos 91 anos. “O meninão” é uma das profícuas parcerias de Lewis com o ator e cantor Dean Martin, juntos fizeram 17 filmes de sucesso mundial, que alegraram gerações. Neste divertido trabalho da dupla, uma comédia pastelão com toque policial, Martin canta com seu belo vozeirão, e mais uma vez vira escada para as loucas piadas e atrapalhadas de Lewis, numa sincronia formidável. Há sequências absurdamente cômicas, como a da cadeira de barbeiro, no início, e uma de perseguição no rio, no desfecho, difícil de ser realizada e com resultado incrível para a época. Lewis era um gênio nas gags visuais, com movimentos corporais malucos e inimitável nas caretas, e com seu falecimento ocorrido no último mês deixa uma lacuna sem precedentes no humor.


“O meninão” teve a direção de Norman Taurog, realizador de dezenas de filmes com Jerry Lewis, que sabia o que arrancar do ator. Traz participação da atriz Nina Foch e do grandalhão Raymond Burr como vilão. Uma pedida imperdível para bons risos!
Inédito no Brasil, acaba de sair em DVD no box “Sessão especial: Jerry Lewis & Dean Martin”, edição com dois discos, pela competente distribuidora Obras-Primas do Cinema; no outro DVD podemos assistir à boa comédia “Ou vai ou racha” (1956), além do extra, um show de stand up com Lewis e Martin. Dentro da embalagem há cards colecionáveis, e os dois filmes possuem dublagem em português. Já nas lojas.

O meninão (You're never too young). EUA, 1955, 102 min. Comédia. Colorido. Dirigido por Norman Taurog. Distribuição: Obras-primas do Cinema

* Publicado na coluna Middia Cinema, da revista Middia, edição de outubro/novembro de 2017

Nenhum comentário: