sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Cine Lançamento


Vida

A bordo da Estação Espacial Internacional, um grupo de cientistas pousam em Marte para estudos técnicos. De volta à Terra, trazem um microrganismo desconhecido, apelidado por eles de Calvin. Mas aquela pequena forma de vida começa a crescer, quando se alimenta de sangue humano, causando medo e caos dentro da espaçonave.

Thriller aterrorizante e claustrofóbico de ficção científica com horror, dos mesmos produtores e roteiristas de “Deadpool” e “Zumbilândia”, a dupla Paul Wernick e Rhett Reese. Com trabalho técnico impecável de efeitos visuais e sonoros, “Vida” é um filhote tardio de “Alien” (o próprio nome alien é citado na história), de roteiro ágil, sobre um time de cientistas confinados em uma nave espacial tendo de destruir uma criatura mortal (no elenco central, Ryan Reynolds, Rebecca Ferguson e Jake Gyllenhaal, bons e aflitos!). O que parecia uma célula inofensiva, recolhida dos já explorados solos de Marte, transforma-se em um monstro inteligente, semelhante a um polvo, com tentáculos, sedento por carne humana, que aumenta de tamanho numa velocidade estrondosa. Um a um dos passageiros é eliminado, e os que sobram procuram esconderijos nos compartimentos da Estação Espacial, além de maneiras para acabar com o temível ser.
De origem sueca, o empenhado cineasta Daniel Espinosa (de “Protegendo o inimigo” e “Crimes ocultos”) comprova, com ensinamentos científicos e angustiantes, o que pode haver lá fora, em um lugar desconhecido, e abre uma boa discussão sobre as pesquisas desenfreadas em nome da ciência moderna que podem comprometer a vida na Terra – no filme, os cientistas retiram um estranho espécime do seu habitat natural, desconhecem como manejá-lo e ameaçam a sua integridade; pronto, o desastre está em processo!
Um pouco sobre medo e tensão, elementos fundamentais do filme: tudo ocorre em gravidade zero, com os astronautas em flutuação e movimentos limitados, aspecto que impulsiona o clima de claustrofobia. Para atingir o realismo proposto pelo diretor, o elenco viveu semanas no set escuro, utilizaram trajes espaciais pesados, ficaram pendurados em cabos, com pequeno apoio de dublês. Por isto o resultado é excelente. Ah, e não permita que te contem o final, que é surpreendente, de dar palpitação no peito! Ótimo filme da temporada, já em DVD pela Sony Pictures. Nos extras do disco há quatro pequenos documentários (bem válidos), cenas excluídas e trailers.


Vida (Life). EUA, 2017, 103 min. Ficção científica/Horror. Dirigido por Daniel Espinosa. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: