segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cine Lançamento



Planeta Água

Documentário que explora os mistérios da natureza marinha e os impactos ambientais causados aos oceanos pelo homem.

Um majestoso documentário ambientalista produzido na França sobre a relação do ser humano e a natureza. O veterano diretor Yann Arthus-Bertrand, do famoso documentário de mesmo tema “Home – Nosso planeta, nossa casa” reuniu-se com o cineasta Michael Pitiot e um notável grupo de cinegrafistas para capturar imagens deslumbrantes debaixo do oceano, desvendando o lado obscuro do mar, as criaturas impressionantes que lá existem e sua relação com o planeta Terra. Apesar da mensagem positiva, o filme tem uma pegada crítica, de alerta mundial, quando explora, da metade para o final, as ações do homem no território marítimo (como a pesca predatória e as intermináveis construções de plataformas de petróleo), que alteram o ecossistema influenciando negativamente a harmonia da fauna e da flora acima e abaixo das águas.
De construção delicada, o documentário foi filmado em 40 países, boa parte deles exóticos, como Nova Zelândia, Mauritânia, Panamá, China e o próprio Brasil (no desfecho há mais de cinco minutos no Rio de Janeiro).
Durante a exibição do filme senti uma impressão de Godfrey Reggio em sua trilogia Qatsi, devido ao modo de o diretor filmar em ângulos abertos, captando vistas panorâmicas, em câmera lenta e música ululante ao fundo. Como resultado, temos imagens únicas, arrebatadoras, que engrandecem os olhos. Além disso, uma obra dessa magnitude nos proporciona conhecimento específico sobre os mistérios dos oceanos e um aviso geral sobre o nosso futuro e o futuro da Terra.
A narração é feita pelo ator Josh Duhamel, de “Transformers”, e na dublagem em português fica fácil decifrarmos a voz de Marcos Palmeira.
Um significativo documentário para cinema, recomendado para todos os tipos de público. Por Felipe Brida

Planeta Água (Planet Ocean). França, 2012, 92 min. Documentário. Dirigido por Yann Arthus-Bertrand e Michael Pitiot. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: