terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cine Lançamento



Mundo sem fim – Volume II: O duelo

Inglaterra, século XIV. Com a queda da ponte de Kingsbridge, os moradores do vilarejo tentam reconstruir suas vidas. Enquanto isso, uma guerra entre França e Inglaterra está prestes a estourar, e o rei Eduardo III (Blake Ritson) assume a liderança para defender o país, que já enfrenta graves problemas sociais. Paralelamente, o cavaleiro Thomas Langley (Ben Chaplin) disputa a eleição para ser o novo prior.

Acaba de sair em DVD no Brasil a segunda parte da microssérie “Mundo sem fim”, que é a continuação de “Os pilares da Terra”, escrita pelo mesmo autor, Ken Follett, e também produzida pelos irmãos Ridley e Tony Scott.
Inferior ao capítulo anterior, é conduzida com lentidão, diálogos incessantes e poucas sequências de batalha ou duelos. A figura central da história, o cavaleiro desconhecido interpretado por Ben Chaplin, mal aparece.
O ponto de partida se dá com a tragédia da queda da ponte, que desencadeia uma série de intrigas e confusões em Kingsbridge. A população passa fome, a violência cresce em larga escala, e para completar uma guerra com a França começa a ser traçada. Mostra a Inglaterra ameaçada em todos os níveis: pelo próprio povo abandonado, por países vizinhos, pelos reis gananciosos, pelo poder sem medida.
Apesar de ser ‘menos’ que a primeira parte, é indiscutível o apuro do contexto histórico, que, segundos historiadores, torna a microssérie realista. Há um cuidado especial também na parte de ambientação e reconstrução de cenários medievais (filmado na Hungria), figurinos do século XIV, que provoca no público uma dimensão daquela época.
Vale lembrar que os acontecimentos de “Mundo sem fim” datam do ano de 1377, dois séculos depois do que ocorrera em “Os pilares da Terra”, aproveitando os descendentes dos principais personagens do outro seriado, que foi premiado e fez muito sucesso na TV fechada em 2011.
Nota-se no elenco nomes sumidos do cinema, em especial os que interpretam os vilões marcantes – Peter Firth, Miranda Richardson e Cynthia Nixon (pra mim uma surpresa sensacional, na pele de uma mulher feiticeira que guarda em casa um ingrediente potente para seus desafetos).
Aqueles que assistiram à primeira parte sentirão diferença nessa segunda, que, como já comentei, é lenta e sem as boas novidades da anterior. Ainda vale pela produção caprichada e ainda mais pela curiosidade em saber como termina. De que forma a Inglaterra será conduzida diante de tantos problemas pela frente? Nos próximos meses, as duas sequências finais (“A peste” e “Xeque-mate”) irão contar tudo, em detalhes! Por Felipe Brida

Mundo sem fim – Volume II: O duelo (World without end). Inglaterra/Canadá/Alemanha, 2012, 105 min. Aventura/Drama. Dirigido por: Michael Caton-Jones. Distribuição: Paramount

Nenhum comentário: