sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cine Lançamento



Um divã para dois

O casal de meia idade Kay (Meryl Streep) e Arnold (Tommy Lee Jones) completa 30 anos de matrimônio. A rotina maçante permeada por uma vida sexual inativa faz com que a esposa convença o marido a iniciar uma terapia de casal intensiva, com um conceituado médico na cidade de Hope Springs, chamado Dr. Feld (Steve Carell). Com as sessões, Kay e Arnold irão descobrir, um do outro, segredos muito bem guardados.

Meryl Streep é a atriz viva mais brilhante do cinema. Versátil, espontânea, com uma naturalidade de ficar espantado. Como em "Um divã para dois", ela passa da comédia para o drama num estalo. Sabe fazer o público rir na hora certa, emocionar-se na hora certa. Com certeza a melhor da sua geração. E aqui recebeu indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz, fazendo par com outro monstro sagrado, Tommy Lee Jones, também sem a necessidade de comentários.
Se a história já conhecemos de outros carnavais (novelas exploram o tema até esgotar), o brusco diferencial está exatamente na dupla central, que arrasa. Meryl é a dona de casa Kay, exaurida do monótono dia a dia, pautado em preparar o café da manhã para o marido ranzinza, Arnold (Jones) e dar conta dos afazeres domésticos. E só. Sem amigos, ela não tem vida sexual justamente por causa do esposo, que não sente falta nem de um simples beijo no rosto. Na verdade, ele tem toques, manias esquisitas e velhos traumas. Quando decide dar um basta como forma de reavivar a relação, Kay obriga Arnold a passar uma semana na idílica cidadezinha de Hope Springs, onde lá existe uma renomada clínica de terapia de casal, mantida por um médico especializado e escritor de livros da área (Carell, supercontido e discreto, sem uma careta ou macaquice sequer). Forçado, ele vai resmungando; feliz da vida, ela encara o "tratamento", tudo porque a esposa ama demais o marido e quer dar uma segunda chance à própria vida a dois. Será que haverá mudanças?
O roteiro explora a fundo a tentativa de um casal em crise na esperança de dias melhores não só na parte do sexo, mas acima de tudo na de calor humano, do simples tato, da conversa banal na hora do jantar, ou seja, a rotina saudável de marido e esposa. Em tom leve, agradável, sem exageros ou resoluções forçadas.
Uma fita para todos os públicos. Tem seu charme pessoal, ora faz rir ora emocionar, atores fora de série, duração curta, e lições para tirarmos proveito.
É a segunda parceria de Meryl Streep com o diretor David Frankel; antes, ele dirigiu a atriz em “O diabo veste Prada” (e para constar, dirigiu também “Marley & eu”). Não deixe de assistir. Por Felipe Brida

Um divã para dois (Hope springs). EUA, 2012, 100 min. Comédia dramática. Dirigido por David Frankel. Distribuição: Imagem Filmes

Nenhum comentário: