segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Cine Lançamento



Katy Perry: Part of me

Documentário sobre a vida da cantora pop Katy Perry a partir da notória turnê “California Dreams”.

Katy Perry, um dos nomes de destaque da música pop e dance americana dos últimos cinco anos, revela bastidores da sua trajetória pessoal e profissional nesse documentário frufru, alegre, gay digamos (não no sentido pejorativo do termo). Como marca nítida do processo criativo da cantora, seus shows se transformam em um espetáculo visual altamente carregado, com cores berrantes e figurinos com exagerados adornos, na raiz do camp, bizarros, principalmente na turnê que a consolidou, e que é justamente o foco desse filme, “California Dreams”.
No velho estilo de documentários musicais, conhecemos a vida e a obra da artista: a infância (ela era filha de pastores evangélicos e desde criança demonstrava dom para a música), a juventude, a crise no casamento com o ator Russell Brand (que durou apenas 14 meses), os shows ao redor do mundo (dentre eles em São Paulo, que registrou o maior público de toda a carreira da jovem de 28 anos), tudo entremeado por fotografias antigas, vídeos de família, entrevistas com amigos etc.
São 1h30 de uma Katy Perry pra frente, bem humorada, explorando menos seus momentos difíceis. A produção não é bem cuidada, falta o lado humano e real da “personagem” (como comentei, cadê os problemas, as dúvidas, os percalços da vida?), porém serve como um meio de entretenimento para que o público saiba pelo menos o básico da cantora, que hoje continua fazendo enorme sucesso. Para se ter uma base, ela está na ativa desde 2007 com músicas que estouraram nas rádios do mundo todo, como “Firework”, “Hot n cold”, “I kissed a girl” e “California girls”, e já vendeu mais de 75 milhões de singles e quase 10 milhões de álbuns.
Pela popularidade de Katy Perry, esperava-se repercussão maior nas bilheterias; o filme custou U$ 12 milhões e rendeu pouco mais que o dobro nos cinemas – e olha que estreou em quase três mil salas!
Vencedor do Teen Choice desse ano, tem como diretor Dan Cutforth, o mesmo que realizou o documentário de outro cantor teen, Justin Bieber, chamado “Justin Bieber: Never say never” (2011). Cutforth ganhou tempos atrás o Primetime Emmy. Tem experiência atrás das câmeras, porém só pecou em não humanizar Katy Perry como pessoa que também sofre com dilemas e crises reais. Em DVD. Por Felipe Brida

Katy Perry: Part of me (Idem). EUA, 2012, 93 min. Documentário. Dirigido por Dan Cutforth/ Jane Lipsitz. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: