segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Resenha



Dormindo com o inimigo

Laura (Julia Roberts) está casada com Martin (Patrick Bergin), um homem mais velho e de temperamento agressivo. Ele bate na esposa, e a faz submissa. Cansada do tormento dentro de casa, Laura simula a própria morte em um acidente de barco; foge para outra cidade, muda o visual e conhece um rapaz, por quem se apaixona. Só que o marido descobre a verdade e começa a persegui-la dia e noite, com a intenção de matá-la.

Um thriller eletrizante que fez sucesso no mundo todo e firmou, no cinema, a novata atriz Julia Roberts, um ano após ter sido indicada ao Oscar por “Uma linda mulher” (1990). Reprisado infinitas vezes na TV aberta, o suspense veio na onda de filmes de psicopata, abrindo portas para imitações de todos os tipos: desde vizinhos vigiados por serial killers a crianças raptadas por bandidos.
A premissa de “Dormindo com o inimigo” é uma só: uma mulher em perigo, sob ameaças do marido violento. Julia Roberts interpreta corretamente essa sacrificada, nas garras de um homem sinistro - Patrick Bergin no papel de um vilão assustador, descontrolado, com aquele olhar de frieza.
A história não escapa de absurdos que só o cinema e as novelas criam para o público, como a personagem central fingir ter morrido num afogamento, sem que o marido desconfie naquele momento, e ela desaparecer das vistas dele, passando a viver como outra pessoa (cabelos mudados, outros tipos de vestimentas etc). Acredito o público perdoará as “marmeladas”, devido à trama de tensão e medo, que segura todos na cadeira.
Com final previsível, a fita marcou uma época em que a temática de psicopatas dentro de casa ainda era pouco explorada! Tem seu charme, tem seu lado curioso, ainda mais para assistirmos Julia Roberts em iníciode carreira, bem moça, com apenas 23 anos.
Admiro a romântica trilha sonora principal, do notório (e falecido) Jerry Goldsmith, que soube inseri-la nos momentos de descanso da trama.
O bom resultado se dá graças ao engenhoso diretor Joseph Ruben, responsável por muitas fitas de suspense eletrizante, dentre elas “O padrasto” (1987), “O anjo malvado” (1993) e “Os esquecidos” (2004). Em DVD pela Fox. Por Felipe Brida

Dormindo com o inimigo (Sleeping with the enemy). EUA, 1991, 98 min. Suspense. Dirigido por Joseph Ruben. Distribuição: Fox

Nenhum comentário: