sábado, 22 de setembro de 2012

Cine Lançamento



Roubo nas alturas

O milionário Arthur Shaw (Alan Alda), especializado em movimentações fraudulentas, dá um golpe nos funcionários da Trump Tower, uma importante torre de luxo de Nova York. O gerente do local, Josh (Ben Stiller), para dar o troco, reúne um grupo de homens agora falidos. O objetivo é arruinar financeiramente o cruel Shaw; para que a vingança dê certo, Josh e os comparsas armam um plano mirabolante, contando com a colaboração de um ladrão profissional, Slide (Eddie Murphy).

Entretenimento garantido para jovens e adultos! Um movimentado filme de assalto com comédia (moderada) estrelado por dois ases do cinema atual – Ben Stiller e Eddie Murphy (que também produziu). Apesar de ambos manterem a desenvoltura de sempre, com as já conhecidas caras e bocas, a intrigante história de ação, em torno de um plano mirabolante de vingança, prende o público. Custa a começar, e a partir da metade o roteiro toma fôlego e parte para surpresas e reviravoltas espetaculares que só o cinema domina. Lembra “Onze homens e um segredo” e tem como atrações imperdíveis a fotografia do badalado centro de Nova York, com suas ruas iluminadas à noite e os imensos prédios comerciais com arquitetura moderna. Aliás, a torre de luxo onde o filme se passa é a Trump Tower, uma dos quatro construções faraônicas do empresário Donald Trump – a Trump de Nova York possui 202 metros e 58 andares, encabeçando a lista dos maiores arranha-céus da Grande Maçã.
Lá na Trump mora um multimilionário à beira da falência (Alda, um vilão perverso), que em plena crise econômica americana atual resolve dar golpes em seus empregados, desviando a poupança deles. O gerente do edifício (Stiller) leva a pior, e vários cidadãos honrados caem na desgraça daquele poderoso salafrário. É quando inicia um sofisticado plano secreto para revidar a atitude inescrupulosa do chefe, contando com o apoio dos homens que foram passados para trás e também de um criminoso recém-saído da prisão (Murphy); este é quem irá esquematizar o tal roubo nas alturas, que envolve uma caríssima Ferrari vermelha.
Divirta-se sem crise e deixe-se levar pelo visual deslumbrante de Nova York e das reviravoltas pra lá de absurdas.
Vale mencionar duas situações: o filme conta com apenas uma participação feminina, a da atriz Téa Leoni, na pele de uma agente do FBI na cola do milionário Shaw; e a estreia nos cinemas não surtiu grandes efeitos, obtendo pouco mais de U$ 74 milhões de bilheteria contra os US$ 75 milhões gastos.
Agora em DVD, vale uma conferida sem compromisso. Bom passatempo. Por Felipe Brida

Roubo nas alturas (Tower heist). EUA, 2011, 104 min. Ação/Comédia. Dirigido por Brett Ratner. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: