sábado, 8 de setembro de 2012

Cine Lançamento



Minhas tardes com Margueritte

Numa cidadezinha do interior da França, o solitário Germain Chazes (Gérard Depardieu), um homem grandalhão e semi-analfabeto, é tachado de burro pelos amigos, além de ser desprezado pela família. Ele sofre traumas desde a infância, quando era humilhado pela própria mãe, e hoje, com mais de cinqüenta anos de idade, tem dificuldades em se relacionar. Certo dia, no banco de uma praça, senta-se ao lado de uma senhorinha contadora de histórias e apaixonada por livros, chamada Margueritte (Gisèle Casadesus). Nasce ali uma amizade incondicional entre dois totais desconhecidos.

Delicada fita francesa que resulta em uma ode à vida. O ponto de partida é o mesmo da chegada: a amizade entre um cinqüentão com limitações, Chazes, e a carismática Margueritte, uma idosa que passa as horas do dia relembrando o passado – muitas vezes inventado “causos”.
Traumatizado desde criança, Chazes (papel bem humano do importante ator Gérard Depardieu) perambula pelas ruas da cidade após ficar desempregado. No banco da pracinha central, conhece Margueritte, e entre os dois surge uma terna convivência marcada por lembranças de outrora e ensinamentos, que mudarão decisivamente a vida desses novos amigos. Interpreta Margueritte a veterana atriz Gisèle Casadesus, pouco conhecida dos brasileiros, mas uma mulher ativa no cinema francês – ela participou de mais de 60 produções, não aparentando seus 98 anos de idade!
O diretor é Jean Becker, filho do falecido cineasta Jacques Becker, premiado por “Conversas com meu jardineiro” (2007). Ele rodou “Minhas tardes com Margueritte” aos 77 anos de idade, demonstrando enorme disposição nesse seu mais recente trabalho.
Enfim, um filme apropriado para a Terceira Idade, de orçamento modesto, curto, elenco de primeira linha e com resultado simpático, que mexe com nossos sentimentos.
Distribuído pela Imovision, uma distribuidora de obras independentes e de cult europeus, que de uns tempos para cá se destaca no mercado brasileiro pelos lançamentos selecionados a dedo. Por Felipe Brida

Minhas tardes com Margueritte (La tête en friche). França, 2010, 78 min. Drama. Dirigido por Jean Becker. Distribuição: Imovision

Nenhum comentário: