terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cine Lançamento



O enigma de outro mundo

Em uma base de pesquisas na Antártida, grupo de cientistas descobre um fóssil enterrado, que supostamente deve estar ali há milhares de anos. Iniciam então as escavações para retirar o imenso bloco de gelo com a estranha criatura. Na mesma área, encontram uma grande nave alienígena debaixo da terra congelada. Durante os estudos, o ser de outro espaço adquire vida e passa a se alimentar dos cientistas um a um transformando-os depois em monstros grotescos.

Dos produtores de “Madrugada dos mortos” (2004), chega diretamente em home vídeo no Brasil esse filme assustador que mistura terror e ficção científica no melhor estilo que Hollywood criou sessenta anos atrás.
Por falar em épocas passadas, vale destacar que “O enigma” foi vendido como remake da cultuada fita homônima de John Carpenter (de 1982), que por sua vez já era refilmagem de uma obra B americana chamada “O monstro do Ártico” (1951). Nesse competente trabalho, optaram por um brilhante trunfo no desfecho, ampliando os horizontes dos cinéfilos de carteirinha. Fiquem atentos nos créditos finais, onde reside a incrível revelação. O segredo, que não vou contar, claro, por si só, e em poucos minutos, constata a criatividade do novato diretor, um jovem de origem nórdica chamado Matthijs van Heijningen Jr., que soube aproveitar os elementos do filme anterior, de 1982. Sacada de mestre!
Para os fãs do gênero como eu, o resultado é bem satisfatório. Não que seja uma obra imperdível ou necessária, porém está acima da média. E isto é de bom tamanho numa safra ruim. O mistério da história prende a atenção até os últimos minutos, as criaturas (nojentas) são recriadas por efeitos visuais convincentes (em computação gráfica), a ambientação no gelo eterno da Antártida provoca clima de tensão, há sustos e mais sustos, reviravoltas etc. Dá certo e funciona como fita de terror. Não tenha medo de errar.
Rodado na verdadeira Colúmbia Britânica durante o inverno canadense, “O enigma” naufragou na bilheteria, arrecadando cerca de U$ 27 milhões contra os U$ 38 mi gastos. Uma pena o público não ter conferido esse projeto interessante. Agora, em DVD, quem sabe...Por Felipe Brida

O enigma de outro mundo (The thing). EUA/ Canadá, 2011, 103 min. Horror/ Ficção científica. Dirigido por Matthijs van Heijningen Jr. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: