sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cine lançamento

.
O primeiro mentiroso

O tímido Mark Bellison (Ricky Gervais) vive em uma cidade que não sabe o que é mentir. Todos os habitantes de lá são sinceros, só falam a verdade. Certo dia, quase arruinado financeiramente, na fila do banco, inventa a mentira. Com essa artimanha, passa a ludibriar as pessoas e descobre como mudar o comportamento dos outros inclusive criando novas concepções para a política e a religião.

Comédia original em tom de sátira com sacadas inteligentes, um pouco de besteiras escrachadas e um resultado meio-termo. Escrita e dirigida pelo ótimo ator principal da fita, o humorista inglês Ricky Gervais, descoberto no seriado “The Office”, o filme chega diretamente em vídeo no Brasil.
Para curtir é preciso entrar no clima da brincadeira, nessa fantasia sobre um sujeito rejeitado pelas mulheres, gordinho, acanhado, que, em um mundo onde a sinceridade reina (até porque ninguém sabe o que significa mentir), ele inventa a mentira num estalo de insight. E com a nova arma na mão passa a enganar os outros a fim de se dar bem na vida. De todas as formas: no amor, na profissão, no divertimento, na vida social – conquista a mulher de seus sonhos, que sempre o desprezou porque era honesta demais (Jennifer Garner) e inicia uma competição feroz no emprego com um homem desafiador (o sumido Rob Lowe, sempre canastrão). Traz ainda pontas de Phillip Seymour Hoffman, Jason Bateman e Edward Norton, em pequenas aparições.
É difícil rodar uma fita dessas, pois o roteiro não pode escorregar em uma vírgula para se obter o resultado mais próximo da perfeição – por isso ainda dá para encontrar furos, pequenos, mas existem.
Um certo divertimento para quem se deixar levar por esse tipo de humor. Por Felipe Brida

Título original: The invention of lying
País/Ano: EUA, 2009
Elenco: Ricky Gervais, Jennifer Garner, Tina Fey, Rob Lowe, Jonah Hill, Jeffrey Tambor, Fionula Flanagan, Louis C.K.
Direção: Ricky Gervais/ Matthew Robinson
Gênero: Comédia
Duração: 99 min
Distribuição: Universal Home Video

Nenhum comentário: