quarta-feira, 16 de junho de 2010

Viva nostalgia!

.
Ladrão de casaca

John Robie (Cary Grant), um ladrão de jóias “aposentado”, é suspeito de uma onda de assaltos na Riviera Francesa. Para provar sua inocência, ele terá de emboscar o verdadeiro bandido, que se utiliza das mesmas técnicas de roubo de Robie. Em meio a essa estratégia para ajudar a polícia, conhece a elegante dama Frances Stevens (Grace Kelly), cujas jóias dela e da mãe serão colocadas como alvo para atrair o ladrão.

Um dos filmes que Hitchcock menos gostava. Não pela história, que continua impecável, mas pelo fato de a atriz Grace Kelly, uma de suas principais musas, ter se enamorado com o príncipe Rainier de Mônaco, seu futuro marido. Hithchcock não aceitava a situação, e por isso odiava esse seu suntuoso thriller/drama, que ainda surpreende pela fotografia paradisíaca, todo rodado em Cannes e Monte Carlo.
Gravado em 1955, entre “Janela indiscreta” e “O terceiro tiro”, a fita tem, como protagonista, Cary Grant, que carrega o ar de “homem errado”, tão comum nos filmes do mestre do suspense Alfred Hitchcock.
É uma genuína caçada entre gato e rato, um ladrão atrás do outro, tentando desvendar o rosto do criminoso que rouba jóias de damas e príncipes franceses. Obviamente que o final é surpresa – a única cena mais movimentada (e a melhor de todo o filme) está no desfecho, na perseguição em cima dos telhados, cuja montagem é um primor de edição e de trilha sonora.
Venceu o Oscar de melhor fotografia e ainda foi indicado nas categorias figurino e direção de arte.
O título em português (nada a ver com o inglês, que seria “Pegar o ladrão”) faz menção ao ladrão cavalheiro das histórias policiais de Maurice Leblanc - o termo “Ladrão de casaca” popularizou-se e se enraizou na nossa língua.
Lançado pela Paramount Pictures em duas edições: uma especial para colecionador e outra no box Grace Kelly (junto com “As pontes de Toko-Ri”), ambos com caprichado making of e dois documentários especiais. Por Felipe Brida

Título original: To catch a thief
País/Ano: EUA, 1955
Elenco: Cary Grant, Grace Kelly, Jessie Royce Landis, Brigitte Auber, John Williams, Charles Vanel
Direção: Alfred Hitchcock
Gênero: Romance/Suspense
Duração: 106 min
Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: