terça-feira, 29 de junho de 2010

Cine Lançamento

.
Pandorum


Após um período aprisionados em câmaras criogênicas, os astronautas Payton (Dennis Quaid) e Bower (Ben Foster) despertam dentro de uma nave espacial desconhecida. Ambos não lembram o que aconteceu, e, isolados, procuram por ajuda. No entanto, estranhos sons dão indícios de que eles não estão sozinhos.

Na década de 80 o mercado de cinema era invadido por fitas de terror ambientadas em naves espaciais. “Alien – O 8º passageiro” (1979) criou escola, e sem dúvida é o maior exemplo desse segmento, insuperável pelo roteiro original e pela condução da trama, ainda hoje assustadora. Podemos dizer que “Pandorum” nada mais é do que um filho desleixado de Alien, uma produção B escura, cheia de clichês, sem novidade.
Começa com o personagem de Dennis Quaid desorientado, em busca de respostas sobre onde está e para onde vai. Logo se depara com outro astronauta, interpretado por Ben Foster, tão atordoado quanto ele. Juntos, unem-se a um grupo de sobreviventes que estão fugindo de criaturas mutantes (e boas de briga) sedentas por sangue. A partir daí se prevê a conclusão: os seres humanos vão combater os inimigos, no caso os monstrengos siderais.
Preocupa-se em mostrar violência exagerada, deixando de lado alguns porquês, que não são respondidos. E outra, certos lances do roteiro são confusos, e fica no ar dúvidas sobre a origem dos personagens e das criaturas.
Quando lançado, o filme agradou uma parcela do público americano, e alguns críticos de lá embarcaram na ideia. Gosto é gosto, não tem jeito. Eu, pelo menos, não vejo razões para tanto falatório sobre essa fita de terror/ficção. De uma coisa tenho certeza: não se fazem mais “Alien” como antigamente. Por Felipe Brida

Título original:
Pandorum
País/Ano: EUA, 2009
Elenco: Dennis Quaid, Ben Foster, Cam Gigandet, Antje Traue, Cung Le
Direção: Christian Alvart
Gênero: Ficção científica/Terror
Duração: 108 min
Distribuição: Imagem Filmes

Nenhum comentário: