sábado, 26 de junho de 2010

Cine Lançamento

.
Brideshead – Desejo e poder

Na Segunda Guerra Mundial, o capitão Charles Ryder (Matthew Goode) aloja-se no Castelo de Brideshead, onde se envolve com os ricos donos do local. Ryder irá conviver com a aristocrática família católica Flyte e, particularmente, compartilhar segredos íntimos com o jovem Sebastian (Ben Wishaw), um homossexual com quem passa a ter um caso secreto.

Inspirado no famoso romance “Memórias de Brideshead”, escrito pelo inglês Evelyn Waugh em 1945, este drama de época fica muito distante da suntuosa minissérie britânica de 1981, lançada em 11 capítulos, cuja história era mais fiel ao livro e reunia, no elenco, Jeremy Irons, Anthony Andrews e Sir. John Gielgud.
Nessa revisão, a história é arrastada, cansativa, com excessivos diálogos filosóficos. Não explora com dinamismo os conflitos entre os dois personagens centrais masculinos, que desenvolvem uma tortuosa afinidade amorosa. Matthew Goode não tem marca presença em cena e Ben Wishaw (assustador em “Perfume”) está chato como o homossexual rebelde, com aquele ar enfadonho que contamina o público. Tem ainda as rápidas aparições de renomados artistas europeus, como Emma Thompson (em papel importante), Michael Gambon e a italiana Greta Scacchi.
Gosto particularmente da presença notória dos figurinos, muito bem recriados, que faz uma viagem à primeira metade do século passado, e da excepcional escolha das locações; o filme foi rodado em exuberantes paisagens reais de Oxford, Marrakesh e Veneza, ou seja, carrega uma linha de elegância.
O tema do filme é bem sério, pois trata da homofobia e da repressão ao homossexualismo, mal visto pela sociedade britânica da época (e ainda hoje martirizado por muitos). Um filme que fica meio lá, meio cá, com acertos e erros. Os apreciadores de filmes de época vão curtir mais. Por Felipe Brida

Título original: Brideshead revisited
País/Ano: Inglaterra/Itália, 2008
Elenco: Matthew Goode, Ben Wishaw, Emma Thompson, Hayley Atwell, Michael Gambon, Greta Scacchi.
Direção: Julian Jarrold
Gênero: Drama
Duração: 132 min
Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: