sábado, 12 de junho de 2010

Cine Lançamento

.
Nine

O notório diretor de cinema Guido Contini (Daniel Day-Lewis) entra em uma profunda crise pessoal e profissional. Desalentado e com bloqueio criativo, isola-se em um mundo próprio, recorrendo a lembranças das mulheres que cruzaram sua vida, como prostitutas vorazes e várias musas de seu imaginário.

Decepcionante musical baseado no famoso número homônimo da Broadway, que por sua vez bebeu na fonte do imortal “Oito e meio”, a maior obra-prima de Federico Fellini. Infelizmente aqui o resultado é tão sem graça, tão sem sal, tão passageiro... Pra começar nem musical é – há três ou quatro canções irrisórias interpretadas pelo elenco, nenhuma marcante.
Outro ponto crítico está justamente no elenco, essencialmente feminino, que chama a atenção pelos nomes conhecidos e dos mais bem pagos do cinema atual. Analisando bem, é apenas um desfile de mulheres lindas, como Nicole Kidman, Penélope Cruz (aqui indicada sem justa causa ao Oscar de melhor atriz coadjuvante), Kate Hudson, Marion Cottilard e as veteranas Sophia Loren (como a mãe conselheira de Guido) e Judi Dench. Elas aparecem, choram, outras cantam e dançam, e logo saem de cena. Por isso resulta irregular, um tanto quanto desperdiçado.
A estrutura é de um filme metalingüístico, que fala do filme dentro do filme, do processo criativo de um diretor autoral que, sem idéias fortes para a construir o novo projeto cinematográfico, fecha-se numa depressão de proporções estarrecedoras. Quem o ergue são as mulheres enfurnadas em seu pensamento, que fermentam a criatividade do cineasta e o faz voltar à vida profissional. O roteiro, para quem conhece “Oito e meio”, não muda muita coisa, porém o original dispensa qualquer tipo de comentário. Basta lembrar que está na lista dos grandes monumentos do cinema!
Dirigido por Rob Marshall, do premiado musical “Chicago”, “Nine” recebeu ainda três indicações ao Oscar, além de atriz coadjuvante para Penelope Cruz: direção de arte, figurino e canção (“Take it all”). Para contrabalancear as perdas acima citadas, figurinos e direção de arte são um show à parte, repleto de glamour, brilho e cores fortes.
Atenção especial para a aparição de Stacy Ferguson, a Fergie (ex-Black Eyed Peas) como a prostituta Saraghina, no original interpretado pela falecida Eddra Gale. Diferente desta, Fergie está sensual, como de praxe, na melhor cena da fita. Em DVD pela Sony Pictures. Por Felipe Brida

Título original: Nine
País/Ano: EUA/Itália, 2009
Elenco: Daniel Day-Lewis, Nicole Kidman, Penélope Cruz, Kate Hudson, Marion Cottilard, Sophia Loren, Judi Dench, Stacy Ferguson, Andrea Di Stefano, Ricky Tognazzi
Direção: Rob Marshall
Gênero: Musical/Drama
Duração: 118 min
Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: