quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cine Lançamento

.
A caixa

Em um subúrbio norte-americano, a professora Norma Lewis (Cameron Diaz) vive em harmonia com o marido e com o filho pequeno. No entanto, a tranqüilidade do casal é ameaçada quando recebe a visita de um homem misterioso, Steward (Frank Langella), que traz debaixo do braço uma caixa lacrada. A vinda do estranho tem, por trás, uma proposta macabra, que mudará completamente a rotina de Norma e de todos que a cercam.

O roteiro completamente desconexo e a direção vergonhosa são os dois principais pontos que tornam “A caixa” a pior fita da temporada. Quando assisti ao filme (no cinema, há quase dois meses), fiquei indignado, pensando “Como é possível um cineasta ter coragem de acreditar em um projeto tão lastimável, tão medonho?”. Pois é, tudo o que um diretor de cinema não deve colocar no seu filme encontramos aqui. A história muda de tom a cada instante, ficando impossível para definirmos um gênero. Afinal, “A caixa” é um drama, suspense, horror ou ficção científica? Até a aparição do misterioso senhor que carrega a caixa (Langella, cansado e sem inspiração) há um clima de suspense; a partir da proposta sobre abrir a caixa e ativar o botão, que é o lance do roteiro, o filme escorrega em absurdos tremendos. Recorrem até a viagens no tempo (vale lembrar que o diretor Richard Kelly, em 2002, rodou um bom projeto, ainda que confuso, sobre viagem ao tempo, chamado “Donnie Darko”, na mesma linha de “Efeito borboleta”).
Fica para Cameron Diaz o papel principal, sem chances como a professora encurralada. O pior dos personagens é, sem dúvida, o do vilão, interpretado pelo premiado ator Frank Langella, em uma composição bizarra; ele tem o rosto carcomido na região da bochecha, onde um corte profundo nos permite ver seus dentes laterais! É de um mau gosto sem proposta alguma.
O desfecho, para mim bastante amoral e falho, poderá surpreender alguns menos atenciosos. Enfim, um filme ruim, desperdiçado, que desmerece créditos. Não perca tempo com tamanha bobagem. Por Felipe Brida

Título original: The box
País/Ano: EUA, 2009
Elenco: Cameron Diaz, Frank Langella, James Marsden, James Rebhorn, Holmes Osborne.
Direção: Richard Kelly
Gênero: Suspense/Ficção científica
Duração: 115 min
Distribuição: Imagem Filmes
Site oficial: http://thebox-movie.warnerbros.com/dvd/index.html

Nenhum comentário: