segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Viva Nostalgia!

.
Iwo Jima – O portal da glória

O sargento John Stryker (John Wayne) coordena um pelotão de fuzileiros novatos para combater na batalha de Iwo Jima, durante a Segunda Guerra Mundial. Com a missão de transformar os jovens em máquinas de guerra, terá de treiná-los dia e noite, fazendo-os vencerem o medo da guerra.

Quatro anos depois da famosa batalha de Iwo Jima, travada entre os EUA e o Japão durante a Guerra do Pacífico, um dos episódios mais sangrentos da Segunda Guerra, os produtores da antiga Republic Pictures rodaram esse projeto sobre heroísmo e bravura, hoje um tanto quanto ingênuo e cheio de patriotismo, aonde se enaltece a figura dos combatentes norte-americanos. Outras versões hollywoodianas do mesmo fato vieram, e até Clint Eastwood filmou com mais intensidade o fotogênico “Cartas de Iwo Jima” (2006).
John Wayne, ícone do western, recebeu aqui sua primeira indicação ao Oscar, e só ganharia a estatueta 20 anos depois em “Bravura indômita”, no final da carreira.
Além de relembrar um fato histórico preciso, “Iwo Jima” também retrata a preparação para a guerra, a angústia dos soldados frente aos campos de batalha e os cruéis treinamentos a que eram submetidos. No desfecho tem a famosa cena dos fuzileiros fincando a bandeira dos EUA no Monte Suribachi, um vulcão adormecido e o ponto mais alto da ilha de Iwo Jima, após os EUA terem vencido o controle daquela região.
Além de Wayne como melhor ator, o filme foi indicado a outros três prêmios da Academia: montagem, som e roteiro. Sai na coleção “Clássicos Paramount”, que a distribuidora vem lançando desde novembro do ano passado. Por Felipe Brida

Título original: Sands of Iwo Jima
País/Ano: EUA, 1949
Elenco: John Wayne, John Agar, Richard Jaeckel, Adele Mara.
Direção: Allan Dwan
Gênero: Guerra/Drama
Duração: 109 min
Distribuidora: Paramount Pictures

Nenhum comentário: