quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Resenhas & Críticas


Contra todos

Na São Paulo atual, uma família de classe média leva a vida com anseios por dias melhores. Ao mesmo tempo, tráfico de drogas, violência urbana e traição conjugal permeiam a intensa rotina dos quatro personagens centrais da história.

A realidade amarga da pós-modernidade fervilha o roteiro desse drama rodado em câmera digital, em estilo amador, bastante premiado em festivais de cinema pelo mundo afora. Um filme que exprime, sem final feliz ou concessões, a batalha obsoleta dos fracassados, de pessoas simples em uma jornada infernal em busca de redenção interior em meio ao caos das grandes metrópoles.
Todos os fatos burlescos do cotidiano que vira e mexe assistimos chocados pelos canais de TV encontram o mesmo caminho aqui, nesse retrato sufocante e realista de um mundo marcado pela indiferença e pelo crescente individualismo.
Por tocar na ferida exposta sem romantizar fatos, a essência da fita é marcadamente distanciada, um autêntico grito de alerta estarrecedor.
Diante da guerra civil entre bandidos, traficantes e polícia, acerto de contas e emboscadas das mais vis, o diretor e roteirista Roberto Moreira estréia sua fita polêmica e assustadora, necessária para que possamos conhecer e assim nos aprofundar em questões do nosso mundo real. Como sai no tagline da fita, “Pare de olhar e comece a enxergar”. Por Felipe Brida

Título original: Contra todos
País/Ano: Brasil, 2003
Elenco: Giulio Lopes, Leona Cavalli, Aílton Graça, Sílvia Lourenço, Martha Meola, Ismael de Araújo.
Direção: Roberto Moreira
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Distribuidora: Warner Bros

Nenhum comentário: