sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cine Lançamento


Tempos de paz


Em abril de 1945, chega ao Brasil em um navio de imigrantes de descendência judia um ator polonês chamado Clausewitz (Dan Stulbach). Ele vem foragido da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ao desembarcar na capital do Rio de Janeiro, passa por um longo interrogatório, frente a frente com o chefe da alfândega Segismundo (Tony Ramos), insensato ex-agente da polícia de Getúlio Vargas. Entre os dois homens de natureza oposta nascerão sentimentos de amor e ódio.

Adaptação para o cinema da peça "Novas diretrizes para tempos de paz", do dramaturgo paulista Bosco Brasil, com os mesmos atores centrais e em interpretações marcantes – Tony Ramos e Dan Stulbach (o Tom Hanks brasileiro). O conjunto dos elementos da obra surpreende pela harmonia do resultado: o roteiro minuciosamente trabalhado, a bonita fotografia de época e os diálogos de impacto fazem de “Tempos de paz” uma das melhores produções da safra nacional dos últimos anos.
Mais do que a dualidade bem e mal, o filme é sobre a essência da alma do artista. Nos palcos, o ator tem o poder de transformar o ambiente que o cerca, fazendo seu público extravasar sentimentos dos mais variados, desde a risada de prazer ao choro de tristeza.
Excelente no papel do ator foragido, Dan Stulbach fala com forte sotaque (ele é realmente descendente de polonês, e sua mãe, Ewa, que lembra a falecida atriz Estelita Bell, faz uma participação especial), e Tony Ramos, com frieza de assustar, travam um embate com diálogos primorosos, em sequências de puro enquadramento teatral.
"A vida é um sonho", texto do poeta espanhol Calderón de La Barca, conduz a trama, aparecendo nas declamações de Stulbach e ainda emergindo da essência dos personagens.
Nos créditos finais, há uma singela homenagem a personalidades que, saindo da Europa por causa da Segunda Guerra, radicaram-se no Brasil e fizeram história no país.
O diretor Daniel Filho, que também atua como um médico que teve a mão decepada durante a repressão no governo de Vargas, é merecedor de aplausos por mais uma rica colaboração ao cinema nacional. Não perca esse filme comovente. Já está na minha lista dos 10 melhores de 2009! Por Felipe Brida

Título original: Tempos de paz
País/Ano: Brasil, 2009
Elenco: Tony Ramos, Dan Stulbach, Louise Cardoso, Aílton Graça, Anselmo Vasconcellos, Ewa Stulbach
Direção: Daniel Filho
Gênero: Drama
Duração: 80 min
Distribuidora: Europa Filmes

Nenhum comentário: