quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Viva Nostalgia!

.
O gato de nove caudas

Com a ajuda do ex-jornalista Franco Arno (Karl Malden), hoje cego e aposentado, o repórter Carlo Giordani (James Franciscus) tenta resolver uma série de mortes relacionadas a uma empresa farmacêutica.

Nos anos 70, o cultuado diretor Dario Argento inovou o cinema italiano com uma nova perspectiva de filmes de suspense sobre serial killers, cujo estilo recebeu o nome de “giallo” – além de ser responsável pelas fitas de terror em tom sobrenatural com cores estilizadas (como Suspiria, seu melhor projeto). Antes de “O gato” Argento rodou “O pássaro das plumas de cristal” (1970) e logo depois “Quatro moscas no veludo azul” (1971), todos “gialli” da fase inicial do cineasta, com aquele gostinho de Hitchcock.
“O gato de nove caudas” é o único com elenco de famosos – Karl Malden, recentemente falecido, e James Franciscus, morto precocemente em 1991, formam a dupla de jornalistas investigadores.
Repleto de cortes bruscos e close-up, técnicas comuns do diretor italiano, só descobrimos o assassino na conclusão. Ao longo da fita só vemos os olhos do cruel matador, em flashes embaçados, piscando – outro recurso diferenciado de Argento, que virou efeito do suspense norte-americano “Os olhos de Laura Mars” (1978). Vale também a bonita trilha sonora, assinada pelo mestre Ennio Morricone.
Aos apreciadores de thriller, uma opção para se redescobrir agora em DVD, lançado pela Platina Filmes. Aliás, a edição em widescreen traz boa qualidade de imagem, com a dublagem em inglês e italiano. Por Felipe Brida


Título original: Il gatto a nove code
País/Ano: Itália/França/Alemanha, 1971
Elenco: Karl Malden, James Franciscus, Catherine Spaak, Pier Paolo Capponi, Horst Frank.
Direção: Dario Argento
Gênero: Suspense
Duração: 112 min.
Distribuidora: Platina Filmes

Nenhum comentário: