segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Viva Nostalgia!

.
Adorável avarento

Ebenezer Scrooge (Albert Finney) é um senhor rabugento que vive de mau humor e trabalha em um escritório em Londres, na primeira metade do século XIX. Odeia as festividades do Natal, só reclama da vida e despreza as pessoas que o cercam. Na véspera do Natal, sua vida começa a tomar novos rumos quando recebe a visita de três fantasmas – o do passado, o do presente e o do futuro. Será que Scrooge ainda tem chance de se tornar um homem de coração bom?

Musical de excelente qualidade visual, “Adorável avarento” é uma das melhores adaptações de “O conto de Natal”, de Charles Dickens, considerado um clássico natalino, talvez o mais famoso de todos os tempos, que inclusive já foi transformado em inúmeros filmes, musicais, espetáculo teatrais e séries de TV.
As lições de moral inseridas na história tratam sobre harmonia entre os homens, procura pela paz interior, ou seja, aqueles velhos temas de clima natalino, que, mesmo saturados, tornam a perspectiva do final de ano reflexiva.
Fita de primeira, com Albert Finney no papel de Scrooge, o velho que detesta o natal, e ainda com a participação especial de grandes nomes do cinema inglês, dentre eles Sir Alec Guiness (como o assombroso espírito das correntes) e Edith Evans, como o fantasma do passado.
Recebeu quatro indicações ao Oscar – direção de arte, figurino, trilha sonora e canção (“Thank you very much”). Disponível em DVD pela Paramount Pictures. Por Felipe Brida

Título original: Scrooge
País/Ano: Inglaterra, 1970
Elenco: Albert Finney, Kenneth More, Alec Guiness, Edith Evans, Laurence Naismith, Roy Kinnear, Kay Walsh.
Direção: Ronald Neame
Gênero: Musical
Duração: 113 min
Distribuidora: Paramount Pictures

Nenhum comentário: