segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cine Lançamento


Up – Altas aventuras

Vendedor de balões, o velhinho Carl Fredricksen (voz de Edward Asner) perde a esposa e passa a viver sozinho. Prestes a perder a casa para uma empreiteira, reluta em deixar o local. Após uma crise nervosa, agride uma pessoa com sua bengala e torna-se uma ameaça pública. Forçado a se internar em um asilo, o idoso torna realidade uma ideia mirabolante: enche milhares de balões dentro de sua casa, o que a faz voar. Seu sonho é viajar até à América do Sul para encontrar uma nova moradia.

“Up – Altas aventuras” é a nova animação da Disney/Pixar, que estreou no topo da bilheteria tanto norte-americana quanto na brasileira, arrecadando gordos milhões de dólares nos primeiros dias de exibição nos cinemas. Não é por menos. A fabulosa história encanta crianças, jovens e adultos. Tem um pouco de tudo e na medida certa: aventura, drama, suspense, comédia. São poucos personagens – na realidade temos apenas o velhinho protagonista, inicialmente carrancudo e com o passar da história deixa aflorar seu bom coração, e o escoteiro Russell, que se envolve em inúmeras aventuras ao lado do idoso. Mas o grande chamariz mesmo é a casa voadora – as bexigas cheias fazem-na voar como um balão, percorrendo as Américas!
Trata ainda de questões tidas como sociais, por exemplo o valor do ser humano na terceira idade. Aqui o idoso não é um ser inválido mesmo diante do despejo; ele assume seu lado jovial, passando a aproveitar a vida da maneira mais enérgica possível.
Dirigido por Pete Docter, do grupo da Disney, responsável por “Monstros S.A.” (2001), “Up” recebeu duas indicações ao Globo de Ouro para 2010 – melhor animação e trilha sonora para Michael Giacchino. Obviamente será um possível finalista do Oscar.
Na dublagem em português destaque para Chico Anísio; no áudio original a voz de Fredricksen é feita pelo veterano ator e dublador Edward Asner.
Um filme-família que serve como bom divertimento nesse final de ano. Por Felipe Brida

Título original: Up
País/Ano: EUA, 2009
Vozes de: Edward Asner, Christopher Plummer, Jordan Nagai, Delroy Lindo, Bob Peterson, John Ratzenberger
Direção: Pete Docter
Gênero: Animação
Duração: 96 min.
Distribuidora: Pixar/Disney

Nenhum comentário: