sábado, 12 de dezembro de 2009

Cine Lançamento


Jean Charles

História real do brasileiro Jean Charles de Menezes (Selton Mello), que, confundido com um homem-bomba durante a onda de ataques terroristas em Londres, em 2005, foi assassinado pela polícia britânica dentro do metrô da capital.

O cineasta Henrique Goldman adaptou para as telas (assinando roteiro e direção) a vida do jovem emigrante Jean Charles, mundialmente conhecido após ser inocentemente morto a tiros pelas forças armadas da Scotland Yard em Londres, há quatro anos. O resultado é um excelente filme biográfico, produzido e rodado na Inglaterra, e infelizmente esquecido nas premiações de cinema tanto dentro quanto fora do Brasil.
Retrata, de forma humana e muito sincera, não só a história de Jean Charles de Menezes, o rapaz nascido em Minas Gerais, mas a de tantos outros Jeans, jovens sonhadores em busca de trabalho na cidade grande, obcecados pelo sucesso, à procura de melhores condições de vida, correndo atrás de um suposto futuro promissor.
Desde o início o público sabe qual será o desfecho, portanto a fita é triste e pode emocionar.
O bom elenco faz a diferença – Selton Mello está mais natural que de costume, no papel principal; a ótima Vanessa Giácomo marca naturalidade; e o humorista Luís Miranda dá um show com seu tom cômico moderado. E tem ainda a participação especial do cantor Sidney Magal, no final.
Desta safra de nacionais, um dos melhores da lista. Por Felipe Brida

Título original: Jean Charles
País/Ano: Inglaterra, 2009
Elenco: Selton Mello, Vanessa Giácomo, Luís Miranda, Renu Setna. Participações especiais: Sidney Magal, Daniel de Oliveira.
Direção: Henrique Goldman
Gênero: Drama
Duração: 91 min.
Distribuidora: Imagem Filmes

Nenhum comentário: