terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Resenhas & Críticas


Viva o Gordo

Chega em DVD, pela Som Livre em parceria com a Globo Marcas, uma coletânea especial com as melhores esquetes do programa humorístico “Viva o gordo”, exibido pela Rede Globo entre 1981 e 1987. O DVD duplo totaliza 5h30 de puro riso e nostalgia, com os personagens mais hilários imortalizados pelo comediante e hoje apresentador de TV Jô Soares, influenciado pelo modelo de fazer comédia de Chico Anísio.
Na época de seu lançamento, o país vivia os anos finais da Ditadura – a Anistia já havia sido decretada, as eleições diretas circulavam na boca do povo, e o regime militar ruía com o presidente João Baptista Figueiredo. Devido a tais fatos históricos, “Viva o gordo” traça, de forma irônica e também cínica, assuntos daquele momento, por exemplo o fim da censura e do exílio, ou seja, há um sem número de críticas sociais certamente datados se vistos atualmente. Para aqueles que não viveram a década de 80 ou para a geração mais nova que desconhece a História Contemporânea do Brasil, poderá não acompanhar as piadas. Se olharmos bem, todo programa de humor em formato de esquetes, seja aqui ou lá fora, são elaborados a partir de atualidades, momentos do hoje.
Bem editado, o DVD, embalado em uma lata redonda toda colorida, vem dividido por ano de exibição, cada qual com os personagens de maior destaque do período, como a atriz da pornochanchada Bô Francineide, o sonegador Bianor, Múcio, Al Cafona, Don Casqueta, Zé da Galera, Capitão Gay (foto ao lado), Dr. Caldeira e a amante argentina, Reizinho etc. E os bordões? “Tem pai que é cego” (dita por Tavares, pai de filhos homossexuais), “Olha como é que eu tô” (Geléia, o guarda medroso) e “Bocãão” (Turíbio, o dentista doido por mulheres).
Um bom material para se ter na coleção, para ver, rever e gargalhar. Por Felipe Brida

Nenhum comentário: