quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Cine Lançamento


O contador de histórias

Baseado em fatos reais, o filme acompanha a trajetória de Roberto Carlos Ramos, hoje pedagogo e um dos mais renomados contadores de histórias do Brasil, de fama internacional. Nascido em uma favela em Belo Horizonte, passou a infância na Febem, local onde conheceu a educadora e pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), alicerce fundamental para a construção de seu repertório e conhecimento.

Um belíssimo drama brasileiro ligado a causas humanas, que até recebeu o selo da Unesco. A grande atriz portuguesa Maria de Medeiros, que viveu na França por muitos anos, encaixa-se sublimemente no papel – ela está ótima, domina as cenas com sua personagem sensível e amorosa. Como a pedagoga que “adota” o pequeno marginal, faz das tripas coração para que o menino se torne sociável, já que o aterrador ambiente onde foi criado não trouxe futuro digno para seu crescimento pessoal. Ela descobre o potencial escondido no rapaz e o inicia às práticas de leitura e ao contato com a boa literatura. Com todo esse arranjo perfeito entre roteiro (de José Roberto Torero), atuação, ritmo e sensibilidade, o filme tem estrutura suficiente para ser apontado como um dos destaques imperdíveis do ano.
Mesmo com poucos projetos rodados, o diretor Luiz Villaça demonstra ser fera no assunto - antes havia filmado o engraçadinho “Cristina quer casar” (2003), agradável, mas pouco memorável.
Confira “O contador de histórias”, um bom drama cuja vida dos personagens centrais trará emoções compreensíveis ao público. Por Felipe Brida

Título original: O contador de histórias
País/Ano: Brasil, 2009
Elenco: Maria de Medeiros, Marco Antônio, Cleiton dos Santos da Silva, Paulo Henrique, Ju Colombo, Victor Fasano, Chico Diaz.
Direção: Luiz Villaça
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Distribuidora: Warner Home Video

Nenhum comentário: