quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cine Lançamento

.
Antes de Partir

O mecânico Carter Chambers (Morgan Freeman) descobre que está com câncer terminal e tem poucos meses de vida. Depois de passar mal no trabalho, é levado às pressas a um hospital. Seu companheiro de quarto é o milionário Edward Cole (Jack Nicholson), proprietário do hospital onde está internado, que está na mesma situação do mecânico: sofre de câncer e viverá por pouco tempo. Chambers resolve então escrever a “lista da bota”, um papel onde aponta desejos a serem realizados antes de morrer. E os dois colegas partem em viagens inusitadas pelo mundo afora.

Uma comédia dramática razoável que se sustenta graças a dois “monstros” em perfeita forma e química – Jack Nicholson e Morgan Freeman. Apesar de a história ser previsível e sem grandes sacadas, a fita é um bom passatempo e ainda dá abertura para reflexão. Para curtir, esqueça os absurdos do enredo e se atentem ao rumo que ele nos conduz.
O tema central aborda a morte e a força brutal como ela consegue transformar a vida de dois homens completamente opostos: um humilde e trabalhador e outro milionário e ranzinza. E neste contraposto concilia-se a união entre ambos, tão intensa quanto a conjugal.
A velha fórmula do Carpe Diem – “aproveite o agora”, “curta a vida e os bons momentos que ela oferece” – aqui é retratada de forma pungente, e em determinadas situações deixa de escanteio a comédia. Juntos, o mecânico e o empresário abandonam tudo para usufruir alguns dias que restam a eles. Voltam a ser jovens de novo para se aventurar em “skydiving” e corridas de carro, sempre com êxtase fervoroso. Por outro ângulo, os diálogos no hospital sob a perspectiva do medo estampado no rosto dos dois acamados carregam um clima de angústia e aflição, atmosferas estas que trilham todo o filme.
A direção é do oscilante Rob Reiner, responsável por projetos importantes como “Conta Comigo” (1986), “Harry & Sally – Feitos Um para o Outro” (1989), “Louca Obsessão” (1990) e “Questão de Honra” (1992), mas que ultimamente se envolveu em furadas, como “Alex & Emma” (2003) e “Dizem por Aí” (2005). No elenco uma rápida aparição do filho de Morgan Freeman, Alfonso, na pele do próprio filho dele.
Não é espetacular, mas consegue divertir e chega a emocionar. Vale uma conferida. Por Felipe Brida

Título original: The Bucket List
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes, Rob Morrow, Beverly Todd, Alfonso Freeman.
Direção: Rob Reiner
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 97 min.
Lançamento: Primeira quinzena de julho
Distribuidora: Warner Bros.

Nenhum comentário: