"Estava se lembrando da Terra, da Terra verde e da cidade verde onde nasceu e cresceu, e estava pensando nessa cidade agora, despedaçada, arruinada, explodida e espalhada, todos os marcos juntos, todos os males, supostos ou evidentes, dispersos com ela, todos os homens duros que se foram, os estábulos, os ferreiros, as lojas de curiosidades, as máquinas de refrigerante, os moinhos de gim, as pontes [...]".
Trecho de "O homem ilustrado" (1951), clássico da literatura scifi, escrito por Ray Bradbury, lançado recentemente pela editora Biblioteca Azul, selo da Editora Globo (2020, 320 páginas, tradução de Eric Novello).
O livro reúne 18 contos, mais um prólogo e um epílogo, e todos têm um personagem em comum, o tal homem ilustrado do título, que é um andarilho com inúmeras tatuagens pelo corpo que vaga por estradas em um mundo incerto contando histórias ora fantásticas ora reais, dentre elas o fim da humanidade, os efeitos da alta tecnologia e a corrida espacial.
O conto "O homem do foguete" inspirou a famosa canção de Elton John, "Rocket Man", e o livro originou uma versão para cinema, intitulada "Uma sombra passou por aqui" (1969), de Jack Smight, com Rod Steiger no papel principal.
Conheça esse excitante livro de Ray Bradbury, autor de obras notórias do mundo da ficção científica, como "Fahrenheit 451" e "As crônicas marcianas".
Obrigado, equipe da Biblioteca Azul, pelo envio do exemplar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário