sábado, 15 de maio de 2021

Cine Cult


A infância de Ivan

Na Segunda Guerra Mundial, o garoto órfão Ivan (Nikolay Burlyaev), de 12 anos, atua como espião no Exército Vermelho, a mando dos soviéticos, cruzando as linhas inimigas para conseguir informações do lado alemão. Ele faz esse trabalho como forma de se vingar dos nazistas, que assassinaram sua família.

Esse foi o longa-metragem de estreia do cineasta Andrei Tarkovsky, na época com 29 anos, que venceu o Leão de Ouro no Festival de Berlim em 1962. Rodado na cidadezinha ucraniana de Kaniv, às margens do rio Dniepre (que corta a Rússia e é um dos extensos do país), é um drama dos mais bem fotografados do cinema, com imagens descomunais que trazem uma carga realista misturada a um tom onírico, de um interminável pesadelo no front de guerra. Aliás, Tarkovsky prezava pela fotografia, que tinha uma voz consonante com a trama e os personagens - vide em seus filmes como ela é um elemento primordial, e todo o rigor técnico capaz de elevar cada filme ao status de obra-prima, dentre eles “Solaris”, “Stalker”, “Andrei Rublev”, “O espelho” e “O sacrifício”. Em “A infância de Ivan” Tarkovsky exercitou suas técnicas que virariam uma marca autoral, como a câmera lenta, as passagens com gruas, o panorama, a profundidade, a manipulação/intervenção de imagens com pura semiótica e deslocamentos. É um diretor único, que infelizmente nos deixou cedo demais, em 1986, aos 54 anos, vítima de câncer no pulmão.

O filme foi um dos primeiros a mostrar o olhar de uma criança diante de uma guerra atroz, depois viriam tantos outros, como o aclamado “Vá e veja” (1985, também russo), o lírico “Esperança e glória” (1987) e o perturbador e recém-lançado “O pássaro pintado” (2019). É baseado num conto de 1957 de Vladimir Bogomolov e Mikhail Papava, que traz um garoto cuja família foi morta pelos nazistas, alia-se aos soviéticos e vira um espião (pelo corpo miúdo, consegue atravessar florestas e cercas sem ser visto, ou seja, escapa com facilidade, e assim se infiltra no meio alemão para obter informações e repassá-las ao outro lado das linhas inimigas). Protegido de oficiais soviéticos, ele permanece até o fim para se vingar dos alemães, mesmo diante de um iminente embate entre as duas tropas.
Na época o bom ator Nikolay Burlyaev tinha 15 anos (interpretando um garoto de 12), sendo essa sua estreia, e depois trabalharia com Tarkovsky no épico “Andrei Rublev” (1966).


Lançado esse mês em DVD e Bluray pela CPC-Umes Filmes, numa cópia restaurada digna de elogios. Vale lembrar que o filme também está disponível em DVD pela Versátil no box “A arte de Andrei Tarkovsky”, junto de “O espelho” (1975), “Nostalgia” (1983) e “Tempo de viagem” (1983).

A infância de Ivan (Ivanovo detstvo). URSS, 1962, 95 minutos. Drama. Preto-e-branco. Dirigido por Andrei Tarkovsky. Distribuição: CPC-Umes Filmes (DVD e Bluray, de 2021) e Versátil Home Video (DVD, de 2015, no box ‘A arte de Andrei Tarkovsky)

Nenhum comentário: