Atentado ao Hotel Taj Mahal
Um grupo de pessoas fica preso no luxuoso hotel Taj Mahal durante um terrível ataque terrorista em 2008. Dentre eles estão um jovem garçom, Arjun (Dev Patel), e o turista americano David (Armie Hammer). Todos tentam escapar da mira mortal de perigosos criminosos.
Reprodução fidedigna do chocante atentado ao luxuoso hotel Taj Mahal Palace & Tower, em 26 de novembro de 2008, cometido por um grupo terrorista islâmico – nesse dia, além do hotel, também foram atacados outros nove locais em Mumbai, como a estação ferroviária, dois hotéis menores e um cinema, e no total foram confirmados 195 mortos e 327 feridos. A capital da Índia ficou sitiada por três dias, e os olhos do mundo inteiro se voltaram para aquele país.
O filme acompanha esse clima de terror e apreensão dentro do hotel, com hóspedes e funcionários trancados, enquanto os terroristas invadiam e metralhavam todo mundo nos quartos. Muitos viraram reféns, sendo assassinados a bala aos poucos.
O hotel Taj Mahal era um point de celebridades, milionários, um dos mais caros do mundo, e que teve 20% de sua estrutura abalada, com incêndio, danos materiais e milhares de tiros nas paredes (meses após o atentado ele foi recuperado – no final do filme, nos créditos, aparecem trechos reais de notícias mostrando a recuperação e a reinauguração). O longa também é dedicado às vítimas fatais, que incluíam estrangeiros, funcionários de lá e moradores da cidade.
Violento, com cenas fortes, é um filmão que nos deixa apreensivos o tempo todo (muita gente criticou a brutalidade retratada, que, segundo os produtores, serviu para reconstituir os fatos como realmente ocorreram). E traz como lembrete o perigo do fundamentalismo religioso, alvo de fortes críticas do diretor, Anthony Maras, que aqui estreou na direção (ele é australiano, de origem grega e colaborou no roteiro).
Dev Patel e Armie Hammer mandam bem em cena, nessa obra dinâmica, que conta com uma edição caprichada. Detalhe: o filme foi rodado grande parte em estúdios na Austrália (o interior do hotel), e em ruas de Mumbai.
Atentado ao Hotel Taj Mahal (Hotel Mumbai). EUA/Reino Unido/Índia/Singapura/Austrália, 2018, 123 minutos. Ação. Colorido. Dirigido por Anthony Maras. Distribuição: Imagem Filmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário