sábado, 4 de janeiro de 2020

Resenha Especial



O mistério de God’s Pocket

Mickey Scarpato (Philip Seymour Hoffman) é padrasto de um jovem delinquente morto em um estranho acidente em uma construção. A esposa de Mickey, Jeanie (Christina Hendricks), mãe do rapaz falecido, exige que ele investigue a verdade por trás daquele ocorrido. Jeanie não desconfia que tanto Mickey quanto a pacata cidade de God’s Pocket guardam segredos obscuros.

O ator Philip Seymour Hoffman se despediu do cinema nesse bom filme independente de drama e ação, lançado em 2014. De início, interpretaria um personagem secundário, Richard Shellburn (que ficou para Richard Jenkins), porém acabou assumindo o papel principal, de Mickey, o padrasto com comportamento dúbio, que investiga a morte do enteado a pedido da esposa, que é mãe do garoto morto. Hoffman mantém o brilho de sempre num papel difícil, de um homem decadente - ganhador do Oscar por “Capote” (2005) e indicado a outros três prêmios da Academia de Hollywood, faleceu em fevereiro de 2014, aos 46 anos, vítima de overdose.
Também foi o primeiro filme escrito e dirigido pelo ator John Slattery, criador da série “Mad Men” (2007-2015). Com um orçamento reduzido, de U$ 1 milhão, fez bem com pouco! Adaptou para as telas um romance da década de 80 de Pete Dexter, autor das obras policiais “Paris Trout” e “Obsessão”, que viraram filmes, convidando um elenco ilustre, que se entregou a papeis duros, como Christina Hendricks, Eddie Marsan, Caleb Landry Jones, Jack O’Connell e John Turturro, e gravou tudo em 24 dias. Pena que o filme naufragou nas bilheterias americanas (no Brasil nem chegou a passar no cinema, saiu direto em DVD pela Universal, em 2014).


Típica fita para público restrito, suja, violenta, mostra o submundo aterrador em uma pacata cidade, que tenta encobrir um crime. A história tem pitadas de humor negro e é contada durante três dias, relacionando uma teia de personagens, como operários, apostadores, policiais, donos de bares e cidadãos comuns, em situações enganadoras, algumas que fogem do controle. A fotografia escura ajuda a conduzir a atmosfera decadente desse ambiente corrosivo.
Revi ontem depois de assisti-lo em 2014, e o filme continua um filmão de gente grande!
Indicado ao Grande Prêmio de Júri em Sundance, em 2014.

O mistério de God’s Pocket (God’s Pocket). EUA, 2014, 88 minutos. Drama/Policial. Colorido. Dirigido por John Slattery. Distribuição: Universal Pictures

Nenhum comentário: