domingo, 27 de janeiro de 2019

Cine Lançamento



Goosebumps 2

Na cidadezinha de Wardenclyffe, às vésperas do Halloween, dois amigos de escola, Sonny (Jeremy Ray Taylor) e Sam (Caleel Harris), entram em uma casa abandonada e lá encontram um baú empoeirado com um livro antigo. A residência era do escritor de livros de fantasia infanto-juvenil R. L. Stine. Em um piscar de olhos surge diante dos garotos um boneco de ventríloquo, chamado Slappy, que fala sozinho e esconde um lado diabólico. Ele quer de todo jeito ser amigo de Sonny e Sam. Quando percebe que está sendo desprezado, desperta, num passe de mágica, uma série de criaturas pelas ruas da cidade, que tornarão o Halloween um verdadeiro inferno, com direito a sustos e travessuras.

Entretenimento maneiro para consumo rápido, esta movimentada fita infanto-juvenil é uma nostálgica homenagem às tradições do Halloween norte-americano, segunda parte  da franquia para cinema de “Goosebumps”, a famosa série de livros criada por R. L. Stine nos anos 90 – o primeiro filme saiu em 2015, o bom “Goosebumps: Monstros e arrepios” (2015). Prepare-se para se divertir com esta brincadeira adequada para todas as idades e até levar alguns sustinhos.
O capítulo número dois traz novo elenco e uma história semelhante a do anterior, com efeitos visuais incríveis, que recriam um Halloween assombrado. Na trama, dois garotos curiosos descobrem um livro inacabado do escritor R. L. Stine (Jack Black, que retorna ao papel, mas aparece só no final), guardado num baú na casa abandonada onde ele viveu. Misteriosamente aparece o boneco Slappy (figura central das histórias de “Goosebumps”), ainda mais endiabrado, que num momento de ira dá vida a criaturas como a múmia, bruxas, zumbis, lobisomem e um velho conhecido do filme anterior, o Abominável Homem das Neves. A pacata cidadezinha vira um caos, todos fogem de medo, e os garotos precisarão formular um plano para deter Slappy e sua trupe de monstros.


Dirigido por Ari Sandel, ganhador do Oscar de melhor curta em 2005 (por “West bank story”), também diretor de um filme para o Netflix no ano passado, “Quando nos conhecemos”, “Goosebumps 2” soube brincar, com eficiência, com referências da literatura de horror, do imaginário popular, da cultura pop e da geek, abrindo margem para uma nova continuação. Menos adulto que o primeiro, não se deu bem de bilheteria, nem aqui nem nos Estados Unidos, e agora é a chance de assistí-lo em casa, pois acabou de sair em DVD, Bluray e em plataformas digitais - e ainda em formato de app de Realidade Aumentada (chamado Krikey), para dispositivos móveis, contendo três jogos, que permite aos usuários jogarem em tempo real com pessoas de qualquer lugar do mundo.
Não entendi o motivo de extraírem o subtítulo do DVD e do Bluray, “Halloween assombrado”, distribuído assim nos cinemas. De qualquer forma, com subtítulo ou não, “Goosebumps 2” é um entretenimento bacana para a família curtir reunida com pipoca na mão.

Goosebumps 2 (Goosebumps 2: Haunted Halloween). EUA/Reino Unido, 2018, 89 min. Aventura. Colorido. Dirigido por Ari Sandel. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: