terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Resenha Especial



Aliados

Em 1942, o agente Max Vatan (Brad Pitt), da Inteligência Canadense, conhece Marianne Beauséjour (Marion Cotillard), que luta na Resistência Francesa, durante a Segunda Guerra Mundial. Após uma arriscada missão secreta, os dois viajam à Inglaterra e fingem um relacionamento, mas se apaixonam de verdade e acabam se casando. Só que Max é informado que Marianne é uma agente alemã infiltrada, então terá 72 horas para provar a inocência da esposa.

Produzido e dirigido por Robert Zemeckis, de fitas populares dos anos 80 e 90 como “Tudo por uma esmeralda” (1984), a trilogia “De volta para o futuro”, “Uma Cilada para Roger Rabbit” (1988) e de duas obras máximas do cinema, “Forrest Gump: O contador de histórias” (1994) e “Náufrago” (2000), “Aliados” recebeu indicação ao Oscar e ao Bafta de melhor figurino (que realmente são de tirar o chapéu). Também produtor do filme, Steven Knight escreveu o roteiro, cheio de reviravoltas, a partir de uma história real ocorrida na metade da Segunda Guerra, de um agente que se apaixonou por uma linda jovem da Resistência Francesa, depois acusada de ser espiã dos nazistas. Knight roteirizou bons trabalhos de suspense, foi indicado ao Oscar por “Coisas belas e sujas” (2004) e aqui usou o talento nato para misturar drama com romance, guerra e espionagem, com pequenos, mas vigorosos momentos de ação, além de surpresas e um desfecho melancólico, fora dos padrões (o que é um bom sinal). Pode não parecer, mas o filme foi inteiramente rodado em estúdios, inclusive a abertura no Deserto do Saara.


Tem duas lindezas de Hollywood, o galão Brad Pitt e a charmosa e misteriosa Marion Cotillard, que realçam a plástica do filme. E estão super bem em seus papéis. Na época das gravações, entre 2015 e 2016, Marion estava grávida do marido, o ator e diretor francês Guillaume Canet, impedida de atuar em certas sequências de perseguições; e Pitt se separava de Angelina Jolie - por isso saíram rumores na mídia de um possível caso entre os dois, negado por ambos.
A ideia central traz vaga lembrança com fitas noir americanas, Marion tenta ser uma femme fatale, o mistério invade a tela com uma construção adequada de época, resultando num bom filme, à moda antiga, que exige atenção. Mas teve fraca bilheteria, arrecadando menos da metade do orçamento, que foi U$ 80 milhões.
É possível assisti-lo em DVD e Bluray, lançados em 2017 pela Paramount Pictures. Boa sessão!

Aliados (Allied). EUA/Reino Unido, 2016, 124 min. Ação/Drama. Colorido. Dirigido por Robert Zemeckis. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: